quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Palestra hoje no Marco aborda técnica de criação de Miska

O processo de criação e pesquisa da artista plástica Miska, que resultou na exposição “Pequenos Oratórios de Coisas Desúteis”, é o foco da palestra que acontece hoje (11), às 19 horas, no auditório do Museu de Arte Contemporânea (Marco).

A exposição, em cartaz no museu, reúne 25 trabalhos que dialogam com trechos da poesia de Manoel de Barros, com a técnica assemblage, que utiliza a “estética da acumulação”, onde vários tipos de materiais são incorporados à obra, rompendo as fronteiras entre arte e vida cotidiana. Termo grego que foi incorporado às artes pelo francês Jean Dubuffet em 1953, a assemblage se ancora na idéia de que os objetos díspares reunidos na obra, ainda que produzam um novo conjunto, não perdem o sentido original.



Em “Pequenos Oratórios das Coisas”, a artista reúne objetos, memórias, materiais reciclados e outros trabalhados de forma lúdica. “Percorrer a exposição das caixas de Miska significa indagar sobre o tempo e as lembranças, refazer percursos e definir imagens que se perdem na memória. São restos do tempo, de um tempo de afetividades. O procedimento básico é o da constituição de arquivos, prática cotidiana da artista, para quem a obsessão pelo diminuto e o rigor da classificação parecem ser os meios que lhe permitem apreender momentos importantes da sua caminhada”, escreveu sobre a exposição a crítica de arte e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maria Adélia Menegazzo.



Com 30 anos de carreira, Miska trabalhou, até meados dos anos 1990, a temática dos povos indígenas, a beleza de seus corpos e elementos de sua cultura, utilizando como técnicas o pastel seco sobre papel e acrílica sobre tela. A partir daí, começa a série de trabalhos com mandalas. Das mandalas às caixas, Miska vai aprimorando a seleção dos objetos, suas relações internas e disposição, ordenando seqüências de acordo com a narrativa que aí permanece em estrutura.



Mais informações no Marco, na Antonio Maria Coelho, n. 6000, Parque das Nações Indígenas. Telefone: 3326-7449.

Nenhum comentário: