terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

FCMS realiza o projeto \"Cine Brasil\" em ritmo de Samba

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), de 25 a 27 de fevereiro, às 18h30, realiza o projeto \"Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro\" em ritmo de Carnaval: vai exibir a mostra audio-visual \"O Samba\". Os curtas-metragens reunidos nesta mostra resgatam apaixonadamente a memória de personagens essenciais da história do samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Jorjão, de Paulo Tiefenthaler, leva o expectador para o meio da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel com o seu mestre Jorjão. Batuque da Cozinha, de Anna Azevedo, traz a visão intimista de estrelas da velha guarda da Portela enquanto Nelson Sargento, de Estevão Ciavatta, mostra retrato carinhoso de um sambista que define a música como uma filosofia de vida. O mostra fecha com o docu-drama Geraldo Filme, de Carlos Cortez, que focaliza o sambista referência para entender a história da música de origem negra de São Paulo.

Programação

Na quarta-feira (25), a sessão começa com o filme \"Jorjão\" (RJ/2005/doc/18min/livre), com direção de Paulo Tiefenthaler e no elenco Bárbara de Castro, DJ Castro, Godô Quincas, Jards Macalé, Kid Morengueira, Nilson Primitivo, Petrus Ectorum, Poliana Paiva e Valdemar Madrugada. O filme traz um perfil do diretor de bateria de escolas de samba, Mestre Jorjão. Ele fala sobre sua relação com os ritimistas e sobre sua criatividade na hora de criar suas famosas \"paradinhas\". Tendo em seguida o filme \"Nelson Sargento\" (RJ/1997/doc/22min/12anos), com direção de Estevão Ciavatta e no elenco os convidados especiais: Paulinho da Viola, Carlos Cachaça, Sérgio Cabral, Mocinha, Preto Rico e Cacá Diegues. O filme relata o retrato biográfico do sambista Nelson Sargento durante uma visita ao Morro da Mangueira – Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (26), é a vez de Batuque na Cozinha (RJ/2004/doc/19min/12anos), com direção de Anna Azevedo, o filme apresenta as \"tias\" Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba por comandar tradicionais rodas de fundo de quintal, eventos que remontam ao século XIX, quando baianas da Praça XI, como Tia Ciata, abriam seus quintais para batucadas, umbigadas, capoeira e samba. Sendo exibido em seguida \"O Catedrático do Samba\" (SP/1999/cor/23\'/documentário/livre), com direção de Alessandro Gamo e Noel Carvalho. O documentário mostra o perfil do cantor e compositor paulistano Germano Mathias, traçado em estilo solto e malandro como o do sambista.

Na sexta-feira (27), será exibido o filme \"Geraldo Filme\" (SP/1998/doc/52min/12anos), com direção de Carlos Cortez. O filme faz um mergulho no universo do samba e na cultura negra paulista através da obra do compositor Geraldo Filme.

O \"Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro\" é um projeto da FCMS que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. O projeto utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc) que disponibiliza obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. As exibições acontecem na última semana do mês de terça a sexta-feira no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações sobre o Cine Brasil nos telefones 3316-9166 - Núcleo de Audiovisual da FCMS ou 3317-1792 - CCJOG.

Nenhum comentário: