domingo, 15 de fevereiro de 2009

Filme peruano conquista Urso de Ouro em Berlim; veja premiados

O filme "La Teta Asustada", da peruana Claudia Llosa, ganhou neste sábado o Urso de Ouro da 59ª edição do Festival de Berlim. Trata-se do primeiro longa-metragem peruano a participar da seleção competitiva na história do festival.

A trama é baseada no mito andino de que as mulheres estupradas durante a violência política no Peru traumatizavam seus filhos ao dar-lhes o seio para mamar.

A atriz Magaly Soler interpreta Fausta, que nasceu "com o susto" causado pelo estupro de sua mãe. Ao morrer, esta expressou seu desejo de ser enterrada em seu povoado natal.

O filme não conta apenas a luta de Fausta para conseguir dinheiro para a viagem, como também o lento processo para se curar da doença causada pelo fato de ter enfiado uma batata na vagina por medo de também ser estuprada.



O iraniano Iraní Asghar Farhadi levou o Urso de Ouro de melhor diretor no festival por seu filme "About Elly".

Já a atriz Birgit Minichmayr ganhou o Urso de Prata de melhor interpretação feminina do festival pelo papel em "Alle Anderen", de Maren Ade.

Antes, o ator Sotigui Kouyaté tinha recebido o Urso de Prata de melhor papel masculino pela atuação em "London River", de Rachid Bouchareb.

Além disso, a coprodução de Uruguai, Argentina, Holanda e Alemanha "Gigante", de Adrián Biniez, recebeu o prêmio de melhor estreia e a estatueta Alfred Bauer, em memória do fundador do festival.

O júri do Festival de Berlim é presidido pela atriz Tilda Swinton.



Veja abaixo os vencedores dos principais prêmios entregues neste sábado pelo júri da 59ª edição do Festival de Cinema de Berlim.


Urso de Ouro de melhor filme

"La Teta Asustada", da peruana Claudia Llosa

Urso de Ouro de melhor direção

O iraniano Iraní Asghar Farhadi, por "About Elly"

Urso de Prata de Melhor ator

O malinês Sotigui Kouyaté, por "London River" (do franco-argelino Rachid Bouchareb)

Urso de Prata de Melhor atriz

A austríaca Birgit Minichmayr, por "Alle Anderen" (do alemão Maren Ade)

Melhor primeira produção

"Gigante", do argentino Adrián Biniez

Nenhum comentário: