quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cineasta Tizuka Yamazaki visita o governador amanhã

O governador André Puccinelli recebe amanhã, às 8h30, em seu gabinete, a visita da cineasta gaúcha Tizuka Yamazaki. Ela veio ao Estado para conhecer as belezas naturais sul-mato-grossenses e passará cinco dias visitando Campo Grande, Bonito e o Pantanal.



Filha e neta de japoneses, Tizuka formou-se em Cinema na Universidade Federal Fluminense e trabalhou com grandes nomes da indústria cinematográfica nacional como Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Lael Rodrigues, Paulo Thiago, entre outros.



Produziu filmes consagrados como \"Bar Esperança\", \"Rio Babilônia\" e \"Idade da Terra\", de Glauber Rocha. Em 1980 ela desenvolveu o roteiro de \"Gaijin - Caminhos da Liberdade\", seu primeiro longa-metragem como diretora, que conta a história de uma família de japoneses que veio para o Brasil trabalhar na lavoura e passou por todas as dificuldades de ser imigrantes no país do começo do século.



O filme conquistou vários prêmios, inclusive o de melhor filme no Festival de Gramado e uma menção especial do júri no Festival de Cannes.



Tizuka também trabalhou com Xuxa Meneghel, Sérgio Malandro e Os Trapalhões, dirigindo e produzindo filmes para o público infantil, além de \"Parahyba, Mulher Macho\" (1983), \"Fica Comigo\" (1996) e “Bete Balanço”. Fez ainda trabalhos para televisão, música e teatro. Dirigiu novelas (\"Kananga do Japão\", \"O Pagador de Promessas\"), óperas (\"Madame Butterfly\"), videoclips (Jimmy Cliff) e comerciais, além de se dedicar a projetos pessoais como oficinas de direção e de vídeo em universidades.

Nenhum comentário: