segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Desfile dos Blocos oficiais é atração do sábado de carnaval

A segunda noite do Carnaval 2009 de Corumbá será marcada pelo desfile dos blocos oficiais. Onze entidades vão se apresentar para o público e jurados, que a exemplo do que ocorreu no ano passado, vão avaliar quatro quesitos: harmonia/conjunto, bateria, melodia e evolução. A apresentação é realizada pela Prefeitura Municipal e pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (LIBLOC).

Os desfiles começam às 20h30. O Olodum será o primeiro bloco a entrar na Avenida General Rondon, seguido por Nação Zumbi; Praia, Bola e Cerveja; Vitória Régia; Bola Preta; Oliveira Somos Nós; Águia da Vila; Os Intocáveis; Arthur Marinho, e o Flor de Abacate. O Clube dos Sem, campeão de 2008, encerra a apresentação dos blocos.

A classificação de cada bloco no Carnaval 2008 definiu a ordem das apresentações neste ano. Segundo a LIBLOC, cada entidade terá 35 minutos para se apresentar na passarela do samba. A expectativa é que os blocos repitam o mesmo sucesso do ano passado, quando levaram à avenida cerca de 25 mil pessoas.

Abertura

O início do carnaval de rua em Corumbá é marcado pela irreverência dos blocos de sujos e independentes, outras atrações no carnaval corumbaense, que, aliadas aos desfiles das escolas de samba e dos blocos oficiais, energizam o centro de Corumbá, contagiando o povo e, em especial, os turistas que visitam a cidade.

E é esta energia que os chamados blocos de sujos prometem transmitir a partir do dia 19, uma quinta-feira, quando um dos mais tradicionais da cidade, o “Chupeta”, desce a avenida General Rondon, uma amostra do que a cidade reserva ao público.

“Cibalena”, outro tradicional da cidade, se apresenta na sexta-feira, dia 20, e, como de costume, promete levar milhares de pessoas à passarela do samba.

Além dos blocos dos sujos, os independentes também movimentam o carnaval corumbaense. Os dois maiores são “Os Cafajestes” e “Afoga o Ganso”, que arrastam multidão com seus trios elétricos, além de realizarem bailes, sempre com grandes atrações.

Os foliões podem optar por várias agremiações, como Os Guerreiros, Os Biriguis, É o Bicho, Bloco dos Palhaços, Os Mulas da Quadra, Maria Leite e Mamãe eu Quero.

Nenhum comentário: