Foto: Canva
O Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou, no 5º Levantamento da Safra de Grãos da atual temporada, divulgado na quinta-feira (12), que a semeadura do feijão em Santa Catarina foi concluída nas áreas mais tardias, confirmando a estimativa inicial de redução da área total semeada em comparação à safra 2024/25.
Segundo a Conab, a retração é justificada pelo “baixo preço de comercialização do grão, condições climáticas adversas no início do ciclo, que acabaram por deslocar a janela ideal de semeadura, e perspectiva de impacto dessas oscilações do clima e do calendário de plantio sobre o potencial produtivo da cultura”.
De acordo com o levantamento, as condições das lavouras apresentam heterogeneidade entre as diferentes regiões produtoras, em razão das oscilações climáticas registradas ao longo do ciclo. A companhia aponta que episódios esporádicos de excesso de umidade, provocados por chuvas frequentes, além de irregularidade térmica, com ocorrência de ondas de calor e frio em determinados momentos, levaram parte das áreas a reduzir o potencial produtivo.
A Conab projeta produtividade média inferior à registrada na safra passada. Ainda assim, houve ajuste positivo em relação ao levantamento anterior, atribuído à recuperação observada em lavouras mais tardias.
Agrolink - Seane Lennon

Nenhum comentário:
Postar um comentário