Com a chegada do Carnaval e o aumento da participação em blocos, festas e eventos populares, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG), reforça as orientações para que a população aproveite o período com mais tranquilidade e segurança.
Eventos com grande circulação de pessoas, calor intenso e mudança na rotina pedem atenção redobrada com hábitos simples de prevenção. Durante esse período, é comum o aumento de quadros respiratórios, como gripe e Covid-19, além de infecções transmitidas pelo contato próximo, como herpes labial e candidíase oral.
Também é importante manter os cuidados em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, hepatites virais, herpes genital e Mpox.
Atenção à procedência de alimentos e bebidas é uma das principais ferramentas para pular carnaval de forma segura, evitando, assim, o consumo de produtos de origem desconhecida.
A hidratação constante também é fundamental para enfrentar as altas temperaturas, assim como o uso consciente de bebidas alcoólicas. Situações como desidratação, insolação e acidentes também tendem a aumentar quando há exposição prolongada ao sol e consumo excessivo de álcool.
Cuidados simples fazem a diferença
Para aproveitar a folia com mais segurança, a orientação é adotar medidas preventivas no dia a dia:
Usar preservativo em todas as relações sexuais
Manter a vacinação atualizada, especialmente contra hepatites e Covid-19
Higienizar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel
Consumir alimentos e bebidas de procedência confiável
Beber bastante água ao longo do dia
Não dirigir após consumir bebida alcoólica
Em caso de sintomas como febre, manchas no corpo, dor intensa, alterações visuais, lesões na pele ou sinais de infecções, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Nenhum comentário:
Postar um comentário