segunda-feira, 29 de março de 2021

Senadores cobram saída de Ernesto Araújo após ataque a Kátia Abreu

 Por G 1


O ataque do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), provocou uma forte reação de outros senadores neste domingo, dia 28 de março.


Nas redes sociais, os parlamentarem saíram em defesa de Kátia, criticaram o chanceler e voltaram a pedir sua saída. "Ernesto e democracia não andam juntos", publicou Simone Tebet (MDB-MS).


O que aconteceu?


Na tarde deste domingo, o ministro publicou nas redes sociais sobre um almoço que teve com a senadora Kátia Abreu no início de março. Nele, ele alega que teria ouvido dela que se tornaria o "rei do Senado" se fizesse um gesto em relação ao 5G, mas que não fez "gesto algum".


Para interlocutores do Planalto ouvidos pelo comentarista Gerson Camarotti, o ataque direcionado à senadora, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, é um ato de desespero de Araújo, cujo cargo já estaria sendo sondado pelo Planalto.


A avaliação é a de que o ministro busca uma saída honrosa ao adotar o discurso de vítima, estratégia vista anteriormente com Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, pouco antes de ele deixar o MEC.


No Senado, parlamentares afirmaram ao blog da Andréia Sadi que veem no ataque de Ernesto uma ação "orquestrada" que conta, inclusive, com o apoio dos filhos de Jair Bolsonaro e que não passa de uma "cortina de fumaça".


"Desvio marginal"


A senadora Kátia Abreu se defendeu do ataque de Ernesto e, em nota, afirmou que é "uma violência resumir três horas de um encontro institucional a um tuíte que falta com a verdade".


"Se um chanceler age dessa forma marginal com a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado de seu próprio país, com explícita compulsão belicosa, isso prova definitivamente que ele está à margem de qualquer possibilidade de liderar a diplomacia brasileira.Temos de livrar a diplomacia do Brasil de seu desvio marginal", disse a senadora.


Repercussão no meio político


A senadora Simone Tebet foi uma das mais contundentes ao criticar Araújo e afirmou que "não há opção" a não ser sua saída. Ela disse ainda que o ministro planta insinuações e lança "sementes de joio nos campos da democracia": "Quando menos a gente espera a democracia se vê sufocada".


"Não adianta somente podá-lo, porque a poda vai fortalecer a planta. Desse joio é preciso arrancar as raízes, fertilizar as mudas democráticas e 'forjar na democracia o milagre do pão'. Ernesto e democracia não andam juntos. Não há opção. Democracia fica. Ernesto tem de sair', escreveu Simone Tebet.

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) fez coro às palavras da colega e embora diga que a decisão de manter ou não um ministro cabe a Jair Bolsonaro, afirmou que a permanência do ministro é um "grave erro e terá consequências".


"Demitir ou manter um ministro é obviamente prerrogativa exclusiva do presidente da República, mas é oportuno registrar que a manutenção de um ministro incompetente, irresponsável e que trabalha contra os interesses nacionais é um grave erro e terá consequências."

Para Humberto Costa (PT-PE), Araújo está fazendo "hora extra".


"Faz tempo que o chanceler Ernesto Araujo está fazendo hora extra no cargo. Peça para sair, ministro", publicou o senador de Pernambuco.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado:


"A tentativa do ministro Ernesto Araújo de desqualificar a competente senadora Kátia Abreu atinge todo o Senado Federal. E justamente em um momento que estamos buscando unir, somar, pacificar as relações entre os Poderes. Essa constante desagregação é um grande desserviço ao País."


Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado:


"Meu incondicional apoio à presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu. A insinuação irresponsável por parte de um ministro não é somente um desrespeito ao Senado Federal. É um ato contra todos que constroem a longa e honrosa tradição da diplomacia brasileira."


Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara:


"Senadora Kátia Abreu, minha solidariedade. De fato este ministro já deveria ter saído. É um irresponsável."


Randolfe Rodrigues (Rede-AP):


Em tom de desespero, o Sr. Ernesto Araújo resolveu atacar o Senado, ofendendo a senadora Kátia Abreu. Semana passada, quando o ministro esteve no Senado, parecia um gatinho covarde. Veio para o Twitter porque aqui, assim como os que o sustentam no cargo, ele ruge como um leão. Este ataque tem que ser compreendido por nós como um ataque a todas as instituições democráticas. É inaceitável que este senhor permaneça uma hora sequer a mais no cargo de representante da nossa diplomacia. Bem mais que repúdio, queremos a saída IMEDIATA de Ernesto Araújo."


Ciro Nogueira (PP-PI):


"No momento em que há um grande esforço para a pacificação e o entendimento, lamento muito que justamente o responsável por nossa diplomacia venha a criar mais um contencioso político para as instituições. O Brasil e o povo brasileiro não merecem isso."


Mecias de Jesus (Republicanos-RR):


"O ministro Ernesto Araújo tem passado dos limites, pois vem comprometendo as relações internacionais do Brasil com outros países parceiros. E agora, ultrapassa ainda mais os limites com o Senado Federal. Em meu entendimento ele é um brincante!"


Pressão por saída não é nova


Esta não é a primeira vez que senadores se pronunciam publicamente contra Ernesto Araújo ou exigindo que ele saia do Itamaraty. Na quarta-feira passada (24), o chanceler participou de uma sessão no Senado para falar de seu trabalho para comprar mais vacinas contra a Covid-19 e ouviu de pelo menos sete parlamentares que ele deveria pedir para sair.


Araújo foi duramente criticado pela conduta do Ministério das Relações Exteriores no combate à pandemia e respondeu dizendo que "dorme com a consciência tranquila".

Nenhum comentário: