terça-feira, 30 de março de 2021

Operação Semana Santa começa nesta quarta-feira nos rios de MS

 

A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia nesta quarta-feira (31/3), às 8h00, a operação Semana Santa, com reforço na fiscalização dos rios em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe na semana que questão.


A PMA já está com fiscalização intensificada em virtude da quantidade de pescadores nos rios, apesar das restrições relacionadas à pandemia.


Com o feriado prolongado é comum aumentar o número de pescadores e turistas nos rios do Estado, por isso a PMA para prevenir a pesca predatória vai atuar com 290 policiais até o término da operação na segunda-feira (05/04)


De acordo com a PMA as multas podem chegar à R$ 50 milhões e as penas criminais em até cinco anos de reclusão. No ano passado a operação Semana Santa foi tranquila, com poucos autuados e pescado apreendido. Foram 11 infratores autuados, sete por pesca ilegal, 32 kg de pescado apreendido e R$ 52,7 mil em multas.


Mesmo com o foco na fiscalização à pesca, a polícia também vai fiscalizar outros crimes ambientais, como desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais e outros crimes contra a flora, caça e outros crimes contra a fauna, bem como transporte de produtos perigosos e atividades potencialmente poluidoras.


O Estado possui a política de pesca mais restritiva do País. São 30 espécies com restrições de medidas de captura além de outras restrições sobre iscas e locais de pesca. Logo a Polícia Militar Ambiental recomenda que os pescadores obtenham a Cartilha do Pescador clicando aqui.

 


Nenhum comentário: