quarta-feira, 31 de março de 2021

Edição de genoma “fabrica” tomate amarelo

 



O tomate amarelo AgriGenome Labs contém um nível mais alto de pró-licopeno
Por:  -Leonardo Gottems


Um grupo de cientistas do AgriGenome Labs, o laboratório mais reconhecido da Índia no uso de técnicas de edição de genoma para o desenvolvimento genético de plantas, usou a popular tecnologia CRISPR Cas9 para mudar a cor do tomate para amarelo e melhorar suas características. Segundo os cientistas, o avanço é extremamente importante, pois demonstra que a edição do genoma pode ser usada nas lavouras agrícolas do país para melhorar características sem o uso de tecnologia de organismos geneticamente modificados (OGM). 



Isso abre a porta para a melhoria da colheita por meio de tecnologia de intervenção mínima. A maioria dos laboratórios usa a mudança de cor como o primeiro traço para demonstrar visualmente, mesmo para não especialistas, que a tecnologia funciona. As mudanças feitas por meio da edição do genoma são mínimas e quase imperceptíveis, mas podem ajudar na rápida incorporação de mutações projetadas. Essas mutações podem ocorrer naturalmente, mas podem levar vários anos. 


Ram Kaundinya, Secretário Geral da Federação Indiana da Indústria de Sementes, disse que a edição do genoma é uma tecnologia muito boa que pode ajudar a combater doenças em plantas, aumentar o aspecto nutricional e melhorar sua vida útil. O AgriGenome Labs disse que a pesquisa está sendo feita sobre a edição do genoma em bananas para melhorar o conteúdo de licopeno, enquanto CD Mayee, presidente do Centro de Biotecnologia do Sul da Ásia e renomado cientista do algodão, disse que a edição do genoma está sendo feita, testando para tornar as bananas mais ricas em vitaminas. 


O tomate amarelo AgriGenome Labs contém um nível mais alto de pró-licopeno, o precursor do licopeno antioxidante, que tem mais benefícios à saúde do que o tomate vermelho. 

Nenhum comentário: