G 1 Foto Reprodução
O Dia Internacional da Mulher é mais novo tema a ser aproveitado por golpistas no WhatsApp, segundo a fabricante de antivírus russa Kaspersky Lab. Exatamente como em outros golpes que já circularam pelo aplicativo, são as próprias vítimas que são convidadas a repassar a mensagem fraudulenta para seus contatos -- com a promessa de que, após compartilhar a "promoção", o kit será enviado.
De acordo com a Kaspersky Lab, a página da promoção falsa possui diversas propagandas e é por meio disso que o golpe gera lucro aos criminosos. A empresa adverte, porém, que alguns usuários também são redirecionados para a instalação de aplicativos de "caráter malicioso" após seguir as instruções presentes na página falsa.
Os produtos do kit de maquiagem oferecido não existem.
"Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.
Além de chegar às vítimas por WhatsApp, o golpe é distribuído por meio de notificações no navegador web. Para isso, é preciso que a vítima já tenha autorizado o recebimento dessas notificações anteriormente -- e essa autorização pode ter ocorrido com a participação em outro golpe que circulou no próprio WhatsApp.
Por exemplo: a empresa de segurança PSafe alertou, na fraude que prometia o 14º salário, que o site fraudulento solicitava a autorização para o envio de notificações.
Caso o golpe tenha chegado por uma notificação, é necessário acessar as configurações do navegador para desativá-las. No navegador Chrome no Android, é preciso acessar menu três pontos e "Configurações". Depois, deve-se acessar o item "Configurações de site" e em seguida "Notificações". Na dúvida, é recomendado eliminar todas as notificações que estejam como permitidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário