sexta-feira, 30 de março de 2018

Estreia :Zama




- Em sua primeira adaptação de um romance, a argentina Lucrecia Martel sente sobre si o peso da tradição literária do seu conterrâneo Antonio Di Benedetto. Em “Zama”, ela assina um filme de época um tanto reverencial que tenta, sem muito sucesso, imbuir com sua personalidade cinematográfica, que rendeu obras como “A Menina Santa” e “O Pântano”.

O personagem-título é interpretado por Daniel Giménez Cacho. Trata-se de um oficial da coroa espanhola na América Latina colonial, à espera de uma transferência que nunca chega, levando-o a uma loucura progressiva. O filme acompanha essa expectativa e sua descida a um inferno, povoado por carências materiais e a convivência com tipos violentos e ambíguos – como um soldado interpretado pelo ator brasileiro Matheus Nachtergaele.

O que há de melhor aqui é como Lucrecia Martel leva sua adaptação para a insanidade junto com o protagonista. O problema é que isso acontece já tarde na narrativa, que até então foi um tanto dispersiva. Quando a diretora parece finalmente se apropriar do material, o longa está prestes a terminar.

Nenhum comentário: