sexta-feira, 16 de março de 2018

Estreia: Em Pedaços


- Diane Kruger venceu o prêmio de melhor atriz em Cannes 2017 por sua interpretação de Katja, uma viúva que luta por justiça no esclarecimento do assassinato do marido (Numan Acar) e do filho pequeno (Rafael Santana) num atentado neonazista.

O diretor turco-alemão Fatih Akin (“Contra a Parede”) volta, assim, ao melhor de sua forma, assinando, com Hark Bohm, um roteiro impregnado de temas modernos, como a xenofobia e o fortalecimento de movimentos radicais de extrema-direita. O filme venceu também o Globo de Ouro 2018 como melhor produção em língua estrangeira.

Katja, o marido curdo Nuri e o filho Rocco formam uma família de classe média em Berlim, depois de um passado turbulento. Katja, que deixou o escritório do marido para ver a irmã, acabou sendo testemunha da chegada de uma mulher com uma bicicleta, que estaciona bem em frente. Somente horas depois, quando veio buscar o marido e o filho, encontrando o local inteiramente destruído por uma bomba, ela se recorda do detalhe, que é fundamental para identificar Edda Möller (Hanna Hilsdorf). Militante neonazista, ela foi a autora do atentado, ao lado do marido, André (Ulrich Brandhoff).

Parte considerável do filme se passa no tribunal, em que Katja e seu advogado, Danilo Fava (Denis Moschitto), lutam pela condenação do casal. O que torna o filme envolvente, no entanto, é a batalha ética que se desenrola dentro e fora do tribunal.

Nenhum comentário: