terça-feira, 16 de janeiro de 2018

PCdoB de MS suspende filiado que ameaçou juízes de recurso de Lula


Por RAFAEL RIBEIRO          Foto;Reprodução Facebook

O Comitê Estadual do PCdoB em Mato Grosso do Sul suspendeu por 120 dias um de seus filiados, investigado por fazer ameaças contra os integrantes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que no próximo dia 24 julga a apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a condenação de nove anos e meio de prisão do juiz Sérgio Moro.
O caso aconteceu no início de janeiro. O corretor de imóveis Urias Fonseca Rocha, 58 anos, candidato derrotado a vereador na Capital, em 2016, teve áudio por meio de aplicativo de mensagens de celular vazado onde diz que a condenação de Lula "não poderia ser aceita" e que era preciso "ir para a rua, ir pro pau" e "começar a estourar a cabeça de coxinha, de juiz, mandar esses coxinhas para o inferno."
A repercussão foi grande e, desde então, Rocha gravou um vídeo na internet tentando se justificar, mas acabou acirrando os ânimos de sites que fazem oposição ao ex-presidente, que o classificaram como "terrorista."
A presidente nacional do partido, Luciana Santos, disse por meio de nota que Rocha poderá sofrer medidas disciplinares cabíveis que serão decididas durante ou após o período de suspensão.
"Repudiamos as tentativas capciosas de vincular a fala solitária de um filiado, da qual discordamos totalmente, ao conjunto do PCdoB. Geralmente, tais ilações partem de militantes e grupelhos que, acostumados a difundir ódio e intolerância nas redes sociais, não escondem a saudade do terrorismo de Estado da ditadura instaurada em 1964, que perseguia, prendia, torturava e matava opositores. Diferentemente dessas forças obscuras do presente e do passado, jamais apoiamos ou adotamos atos terroristas", disse Mário Fonseca, presidente do PCdoB em Mato Grosso do Sul.
Durante o período de suspensão, Rocha não poderá se manifestar usando o nome do partido, inclusive na internet, e participar das atividades organizadas.
Não é a primeira vez que Rocha se envolve em polêmica por conta de áudios vazados. Em julho do ano passado ele foi obrigado a se retratar após ofender o ex-juiz Odilon de Olveira, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT.

Nenhum comentário: