sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Estreia: O DESTINO DE UMA NAÇÃO



Vencedor do Globo de Ouro de melhor ator dramático para Gary Oldman, o drama histórico “O Destino de uma Nação”, de Joe Wright, explora a mística de um dos maiores líderes do século XX, Winston Churchill (1874-1965). O político britânico foi igualmente inspiração para outro filme recente, “Churchill”, de Jonathan Teplitzky --ali interpretado pelo ator escocês Brian Cox. Uma outra diferença mais importante é o período histórico de que tratam os dois filmes. “Churchill” ambienta-se às vésperas do desembarque dos Aliados na Normandia, em junho de 1944, perto do final da II Guerra Mundial. “O Destino de uma Nação”, por sua vez, localiza-se temporalmente no início da mesma guerra, em maio de 1940.

Churchill assumiu o posto de primeiro-ministro britânico, substituindo Neville Chamberlain (Ronald Pickup) que havia subestimado desastrosamente Adolf Hitler, no mesmo dia que o ditador alemão atacou França, Holanda e Bégica, depois de já ter invadido Polônia, Tchecoslováquia, Dinamarca e Noruega.

Churchill, ao contrário de Chamberlain, nunca confiara em Hitler mas esse parecia ser seu único trunfo. Estava cercado de desconfiança em seu próprio partido, o Conservador, e só ganhara o cargo porque era o único nome aceito pela oposição Trabalhista, comandada por Clement Atlee (David Schofield), para um governo de coalizão.

O próprio rei, George VI (Ben Mendelsohn), não via com bons olhos seu passado manchado por derrotas militares desastrosas, caso de Galípoli, na I Guerra Mundial, quando Churchill comandara a Marinha britânica. O filme acompanha o início do processo que o transformou num líder fundamental na vitória sobre os nazistas. (Neusa Barbosa, do Cineweb)

Nenhum comentário: