segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Morenão utilização do estádio não está definida

                                             Foto:divulgação

Por RAFAEL RIBEIRO


O Campeonato Estadual de 2018 começa na quarta-feira. E, para não perder a tradição, o torcedor campo-grandense ainda não sabe se poderá ou não contar com o Estádio Morenão, principal palco do futebol em Mato Grosso do Sul, para o início da competição.

Conforme dirigentes das quatro equipes da Capital que participam do campeonato (Operário, Comercial, Novoperário e União ABC) falaram ao Correio do Estado, é aguardado um parecer do Ministério Público Estadual (MPE) para esta segunda-feira (15), aceitando ou não os laudos do estádio.

A instituição confirmou, por meio de nota, que o estádio não está apto a receber partidas de futebol segundo a documentação existente na 25ª Promotoria de Justiça, responsável pela fiscalização das praças esportivas da Capital.

O entrave não passa somente pelo MPE. Os clubes buscam desde a semana passada um acordo com a administradora do Estádio Pedro Pedrossian, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Reuniões estão sendo feitas para se tentar um acerto.

Segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), há pendências com a Coordenadoria de Cultura e Esportes no que diz respeito ao pagamento de taxas referentes ainda ao campeonato de 2017.

“Nós já apresentamos, por meio da federação, todos os laudos que temos. Mas existem essas questões internas. Já era para constar como liberado [o estádio]”, disse Estevão Petrallas, presidente do Operário.
Por esse motivo, o último dos laudos necessários, o da Polícia Militar, permanece sem ser protocolado no MPE, mantendo o veto à realização dos jogos.

De acordo com os clubes, todos os outros lados (Bombeiros, engenharia e Vigilância Sanitária) já deram parecer positivo.

ALTERNATIVA

Caso não haja acordo para a liberação em tempo hábil à primeira rodada do estadual (que prevê União ABC x Operário, às 20h10min do dia 17, e Comercial x Costa Rica, às 20h10min do dia 18), a opção dos clubes será utilizar o Estádio Jacques da Luz, no Bairro das Moreninhas, cadastrado para uso, cujas reformas pedidas pela FFMS já foram finalizadas pela Fundação Municipal de Esportes.

As Moreninhas, inclusive, por conta do imbróglio envolvendo o Morenão, devem ser oficializadas como a casa de algumas das equipes.

O Novo deve confirmar o local como sua sede até o jogo da Copa do Brasil, no dia 31, às 20h30min, contra o Salgueiro (PE).

A maior das preocupações dos clubes campo-grandenses é com as competições de âmbito nacional. O Operário terá a Copa Verde, em que enfrentará o Cuiabá (MT) como mandante, no dia 7 de fevereiro.


Durante evento na Superintendência da Caixa, na semana passada, Petrallas já destacava a importância de o Operário ter a principal casa do futebol sul-mato-grossense como parte do plano de engrandecimento.

“Existe uma frieza nas organizações que cercam o futebol sul-mato-grossense e, para o Operário, essa seria uma forma de conquistar sua independência, ter vida própria nas estruturas viciadas do futebol do Estado. É o passo que daremos para mostrar que existe dirigente de futebol sério”, destacou o dirigente alvinegro.

Nenhum comentário: