quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Empresas terão canal direto clientes pelo WhatsApp



G1


O WhatsApp quer virar o canal oficial de contato entre companhias e clientes. A empresa lançou nesta quinta-feira (18) um novo aplicativo para pequenas empresas trocarem informações com seus consumidores. Entre as novas funções estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia.

O app de bate-papo é usado por 1,3 bilhão de usuários em todo mundo. O Brasil é o segundo maior mercado do serviço. Só fica atrás da Índia.

"As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes", disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business. Quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho, apontou uma pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo.

O que o novo aplicativo fará é dar recursos adicionais (veja abaixo). O novo programa, chamado de WhatsApp Business, chega a cinco países (Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido), mas será levado a outras regiões nas próximas semanas. Ele também chegará ao Brasil, por onde já ocorrem testes.

O que muda

O aplicativo traz três grandes novidades para empresas, em relação ao WhatsApp existente:

Conta comercial;
Mensagens automáticas;
Estatísticas.

Testes no Brasil

Fabiano Cardox, dono da loja de uma loja de itens de fotografia do Rio, é um dos testadores no Brasil. "Quando estou fora do expediente, o recurso de mensagens automáticas ajuda a minimizar a frustração do cliente. Muitos potenciais clientes podem enviar mensagens a qualquer momento e podem se sentir frustrados quando não recebem brevemente uma resposta", disse.

Outro testador é Brunorio Serafini, sócio de uma gráfica em Colatina (ES), que chega a atender 30 clientes por dia pelo WhatsApp. São feitos por lá de orçamentos a confirmações se serviços.

O app sai primeiro para Android -- uma versão para iOS está nos planos. O download do aplicativo pelas empresas é gratuito. Os consumidores não precisam baixá-lo, pois poderão falar com as companhias usando o programa que já possuem.

O app faz parte de uma tentativa do WhatsApp de usar sua popularidade entre usuários comuns em combustível para fazer decolar suas plataformas corporativas, anunciadas no ano passado.

Nenhum comentário: