sexta-feira, 17 de junho de 2016

Calçadão Cultural receberá neste sábado o grupo Colônia Paraguaia Danças Folclóricas



O grupo Colônia Paraguaia Danças Folclóricas é o convidado do projeto Calçadão Cultural, neste sábado, dia 18. A partir das 9h30, consumidores e comerciantes que estiverem na rua Barão do Rio brando terão oportunidade de conhecer e apreciar a manifestação artística paraguaia, uma cultura tão intrincada a de Mato Grosso do Sul.

Realizado pela Prefeitura, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), o Calçadão Cultural tem como objetivo aproximar os campo-grandenses de espetáculos culturais, levando para a rua um pouco da produção artística produzida em Campo Grande, cidade formada pela mistura de raças e etnias e que, por essa característica, oferece as condições para um caldo cultural rico em várias nuances.

Colônica Paraguaia Danças Folclóricas

O grupo foi criado em 1º de maio de 2011 com o objetivo de manter e divulgar a cultura paraguaia por meio da dança. O grupo é formado por crianças, adolescentes e adultos comprometidos com a divulgação do ensinamento que lhes é transmitido pelo mestre coreógrafo Zenon Sanabria Fretes, de Concepcíon no Paraguai. Uma vez ao mês, ele presta assessoria, trazendo o verdadeiro folclore paraguaio, o que o torna o único grupo do Estado que apresenta essas características.

Sons, matizes e sabores se misturam à dança, tramando e formando enlaces nas cores da aquarela. O grupo irá apresentar uma sequência de danças tradicionais denominadas Heranças Guarani.

No projeto Calçadão Cultural também acontece a exposição itinerante Poesias em Quadrinhos, criado pelo Coletivo Bigorna, em comemoração ao centenário do poeta Manoel de Barros. Essa exposição estará presente durante todo o ano nos eventos da Fundac.

A exposição Manoel de Barros em Quadrinhos foi produzida pelo Coletivo Bigorna Ilustrada, um grupo de artistas que tem como objetivo pensar, discutir e produzir quadrinhos. Iniciou suas atividades em julho de 2015 e conta hoje com aproximadamente 20 colaboradores e alguns visitantes.

O público do projeto Calçadão Cultural vem crescendo a cada dia, devido ao esmerado cardápio cultural selecionado para cada edição. O Projeto conta também com o apoio do comércio em seu entorno, que entende a importância da cultura para vida de toda a sociedade, como Bar do Zé, Le Moulin e City Lar. É parceiro deste evento também Ronilço Guerreiro que participa com seus projetos Livros Carentes e Gibicicleta.

Serviço :
Calçadão Cultural
Data: 18 de junho de 2016 - sábado
Local: Barão do Rio Branco– entre as ruas 14 de julho e 13 de maio
Horário: 9h30

Nenhum comentário: