sexta-feira, 22 de maio de 2015

Governo aprova incentivos ao uso de bicicleta

Correio do Estado

Diante da necessidade de incentivar o uso de transporte limpo e reduzir a quantidade de carros nas ruas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou, nesta sexta-feira (22), projeto de lei que incentiva o uso de bicicletas. No entanto, três pontos fundamentais do projeto foram vetados.

Segundo publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), Azambuja vetou os principais pontos do projeto encaminhado pela Assembleia Legislativa. Um dos artigos da lei previa implantação de ciclofaixas e ciclovias, outro a integração da bicicleta ao transporte público e o terceiro a implantação de sistema de locação de bicicletas.

Tudo foi vetado, segundo justificativa do governador, porque as ações são de competência municipal, ou seja, de responsabilidade dos prefeitos e não do Governo.

Entre os itens aprovados no projeto, está a criação da semana comemorativa de incentivo ao uso de bicicleta como modo de mobilidade urbana. A data será comemorada na semana do dia 22 de setembro.

Além disso, o projeto também vai proporcionar a criação de políticas de educação para o trânsito que promovam o uso do transporte limpo. Agora resta ao Governo do Estado colocar em prática os itens aprovados.

Nenhum comentário: