sexta-feira, 29 de maio de 2015

Entenda a diferénças entre alergia ao leite e a intolêrancia á lactose

A pessoa alérgica tem problemas com a proteína do leite.
Já a intolerante tem problema com o açúcar do leite.

Você sempre gostou de leite, queijo e, de repente, não consegue mais comer porque dá um mal estar, uma dor na barriga. Isso pode ser intolerância à lactose! Ou alergia ao leite. O Bem Estar desta quinta-feira (28) explicou a diferença entre os dois e deu dicas para quem não consegue parar de ingerir produtos com lactose. Participaram do programa a alergista Ariana Yang e a nutricionista Raquel Bicudo.

E afinal, o que é intolerância e o que é alergia? A pessoa alérgica tem problemas com a proteína do leite. Não pode comer, encostar e, às vezes, nem sentir o cheiro do leite. Já a intolerante tem problema com o açúcar do leite, portanto pode comer alimentos lácteos desde que seja livre de lactose, ou com a ingestão da lactase, enzima que ajuda a digerir a lactose. Quando a intolerância é leve, a pessoa pode até comer um pedaço de queijo, de um chocolate pequeno, com pouca lactose. Nos alérgicos, essa conta de pouco ou muito não funciona.

Muita gente que não tem intolerância ou alergia está tirando a lactose do cardápio para emagrecer. Entretanto, isso pode trazer problemas porque precisamos desse açúcar para absorver o cálcio importante para os ossos. De acordo com a nutricionista, é melhor tomar um leite desnatado, que tem menos gordura, do que um sem lactose.

Os sintomas da intolerância e da alergia também são diferentes. O alérgico tem inchaço que pode ocorrer nos lábios, pálpebras, língua, pulmão e glote; sintomas respiratórios como espirro e falta de ar; sintomas gastrointestinais como distensão abdominal, gases, diarreia; placas avermelhadas pelo corpo, coceira e choque anafilático. Já no intolerante, os sintomas normalmente se restringem ao trato gastrointestinal: dores abdominais, gases e diarreia.


Bem-Estar

Nenhum comentário: