segunda-feira, 18 de maio de 2015

Bing passa a favorecer sites preparados para mobile no resultado de busca

IDGNOW


A Microsoft avisou que está ajustando os algoritmos de busca do Bing para privilegiar nos resultados de buscas feitas por usuários de smartphones os sites preparados para oferecer melhor experiência de navegação em dispositivos móveis. Em outras palavras, sites responsivos vão aparecer nos primeiros lugares da lista de resultados.

As mudanças foram anunciadas na quinta-feira e são adotadas menos de um mês após o Google ter tomado a decisão de priorizar sites preparados para dispositivos móveis nos seus resultados de busca. As duas companhias estão, com isso, trabalhando para atrair mais usuários para as versões móveis dos seus aplicativos de busca oferecendo resultados melhores em smartphones e tablets.
A Microsoft diz que as mudanças no mecanismo de busca deverão ser ativadas nos próximos meses. Sites preparados para telas móveis serão exibidos nas listas de resultados de busca com um tag "mobile friendly". Isso não quer dizer necessariamente que tais sites serão sempre os primeiros da lista. Segundo a Microsoft, a relevância do resultado para a busca do usuário vai prevalecer, mesmo que o site não seja "mobile friendly".

A empresa está usando uma série de critérios para decidir se um site é ou não amigável no ambiente móvel. A lista de pontos analisados inclui por exemplo se o site precisa ou não de zoom para poder ser lido pelo usuário numa tela menor, se exige muito scroll lateral e se tem elementos que não são exibidos em todos os sistemas operacionais móveis (como por exemplo uso de flash, que não é visível no iOS). 

A Microsoft promete para as próximas semanas uma ferramenta online que vai permitir aos webmasters testar seus sites para ver como são avaliados pelo Bing.

No ano passado, nos EUA, o Bing tinha menos de 6% do mercado de buscas móveis, uma fatia muito pequena comparada com os 83% de marketshare da Google, segundo dados do StatCounter.

Nenhum comentário: