quarta-feira, 20 de maio de 2015

Agronegócio impulsiona e setor de serviços cresce 8,4% em MS

Correio do Estado

Mato Grosso do Sul foi o segundo estado do país que teve maior crescimento no setor de serviços, com crescimento nominal de 8,4% em março, em relação ao mesmo mês de 2014, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado ficou atrás apenas de São Paulo (8,9%). O resultado de março também foi superior às taxas de fevereiro (-1,2%) e janeiro (2,4%). O acumulado no ano é de 3,2% e de 3,6% nos últimos 12 meses.

O crescimento de MS tem destaque para o agrobusiness (agronegócios). “A gente pode observar que o crescimento de serviços (índice nacional) foi basicamente puxado por São Paulo. É o estado de maior concentração empresarial e também tem o agrobusiness muito forte como tem o Mato Grosso do Sul.

Então, pode se afirmar que São Paulo foi quem puxou esse crescimento. Digo no geral. Tem o transporte, a informática. Uma parte, o agrobusiness e outra parte, da demanda dos outros setores.”, avaliou Roberto Saldanha, técnico de serviços e comércio do IBGE.

De acordo com o especialista, o que contribuiu para o resultado de serviços em março foi o setor de transportes, serviços de informação e comunicação e serviços profissionais administrativos e complementares, “que tem maior peso na estrutura do setor de serviço”.

“Transporte teve avanço, principalmente pela contribuição do setor de agrobusiness, agricultura, pecuária. Então, houve aumento em março significativo da produção de grãos e exportação. O saldo da balança comercial 458 milhões de dólares. Foi o primeiro mês em que o Brasil apresentou saldo positivo na sua balança comercial, e grande parte em função das exportações do agrobusiness em geral.”

Nenhum comentário: