terça-feira, 28 de outubro de 2014

Racionamento de luz pode acontecer em 2015


onortão.com

Consultores especializados no setor elétrico acreditam que um racionamento de energia em 2015 é mais provável do que neste anos. Eles consideram as recentes previsões de chuva, que indicam que o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste deve começar o ano que vem com dificuldades, pior do que a situação de racionamento no início de 2001. As informações são da Reuters.

Como o período das chuvas está surgindo crescentemente, o racionamento pode não ser dado imediatamente. De acordo com a reportagem se a chuva vier dentro da média histórica para o período, um racionamento em 2015 será necessário. "O risco é muito maior que no ano passado. Neste ano, as térmicas conseguiram gerenciar o problema. Ano que vem, se passarmos por isso de novo (nível de represas caindo no mesmo ritmo que no último período úmido), as térmicas não dão mais conta", disse o diretor da consultoria Excelência Energética, Erik Rego, à agência.
 
Apenas o Sul do país está recebendo chuvas acima da média, mas quem precisa mesmo é a região Sudeste, onde fica o principal parque gerador de hidreletricidade.

Analistas também afirmam que, se o cenário de baixas chuvas persistir, o Brasil não terá condições de passar pelo próximo período de estiagem, em abril, sem ter que reduzir o consumo energético.
As represas no Sudeste/Centro-Oeste apresentam um nível em 19,8% em outubro, pior do que o verificado no final de 2001, ano do racionamento, e também pior do que em 2000, período pré-racionamento.

Nenhum comentário: