sábado, 29 de março de 2014

Campanha de transplante de medula óssea para bebé é hoje


Parentes e amigos da família do pequeno Timóteo Rodrigues Aydos, de apenas um mês, promovem hoje (29) uma campanha com o objetivo de atrair pessoas que se cadastrem no banco de doadores de medula óssea. A ação acontecerá na Igreja Batista Coronel Antonino, onde equipes do Hemosul farão cadastros do meio-dia às 17h. O endereço é Rua Santo Ângelo, 169, Bairro Coronel Antonino.

Timóteo foi diagnosticado com a Linfo-histiocitose hemofagocítica, uma grave doença auto-imune. Ele passa por sessões de quimioterapia a cada três dias, o que garante a sobrevida somente por alguns meses. A única possibilidade de cura é o transplante.

O cadastro no banco de doadores de medula também pode ser feito no Hospital Regional, no Hospital Universitário e na Santa Casa. Três mil e quatrocentas pessoas confirmaram presença no evento por meio do Facebook, que pode ser acessado clicando aqui. A fanpage Amigos do Timóteo também foi criada para ajudar na divulgação do caso.


Para doar

É preciso ter entre 18 e 54 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído no cadastro.

Os resultados são confidenciais. Depois, os dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante. Se for compatível com algum deles, outros exames de sangue serão necessários. Com a confirmação dessa compatibilidade, a pessoa será consultada para confirmar se deseja doar e seu atual estado de saúde será avaliado.

A compatibilidade não tem relação com o tipo sanguíneo, como no caso da doação de sangue, mas sim com a genética

Correio do Estado

Nenhum comentário: