terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Noite derradeira do desfile de escolas em Campo Grande acontece hoje



Em decorrência da chuva forte que caiu no sábado em Campo Grande, a segunda noite de desfile das escolas de samba foi transferido para esta terça-feira (12), a partir das 20 horas, pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura). Na sexta-feira, pouca gente prestigiou a primeira noite de desfile devido ao tempo instável e frio.

O resultado do desfile das escolas de samba de Campo Grande sai amanhã, apesar do adiamento ocasionado pela chuva. As notas do corpo de jurados, composto por profissionais da área da cultura, arte e comunicação, serão conhecidas na quarta-feira (13.02), a partir das 17 horas, na concha acústica da Praça do Rádio. O público saberá quais escolas de samba vencedoras e os blocos campeões.

Os desfiles na Capital tiveram início na sexta-feira, por volta das 20 horas, com o Rei Momo Messias e a Rainha do Carnaval Hellen Ferrari abrindo alas para a entrada do Valu, cordão tradicional de Campo Grande convidado para abrilhantar a festa. Em seguida vieram os blocos de empolgação Tereré, Os Boleiro, Bem-Te-Vi, Tô a Toa e Turma do Mel. Com fantasias irreverentes, de piratas, super-homem, branca de neve, bruxa, anjinhos, entre outras os participantes cantaram marchinhas com muita empolgação. “O que vemos aqui são pais, mães, pequenos foliões, jovens, esbanjando alegria com muita paz”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura Julio Cabral. 

Integrantes do cordão Valu, os sexagenários Evanir e Euzébio Medina vieram os filhos e netos aproveitar a noite, relembrando as marchinhas dos carnavais de clubes. “Eu e minha família sempre gostarmos muito de carnaval e essa festa é uma forma de lembrar e fazer reviver os carnavais antigos, em que o motivo principal era se divertir e brincar”, disse Evanir. A filha de Evanir, Marina Garcia, fez questão de destacar que não abre mão mais desse tipo de carnaval que faz da festa um momento de união dos membros da família. “Estamos aqui brincando todos juntos”, afirmou.

Integrante do Bloco Bem-Te-Vi , Christine Mello levou a filhas, suas primas e de quebra, os seus amigos e amigas para a Esplanada Ferroviária. “Aqui é assim, brincamos todos unidos, não tem preconceito de raça, idade e que vale é a alegria. Não tem bebida alcoólica e muito menos qualquer tipo de droga, desfrutamos aqui de uma alegria natural”, comenta Christine. 

Ao coordenar a entrada dos blocos com o mesmo entusiasmo desde o início, o carnavalesco, Edson Contar disse que ficou muito feliz de ver novamente o carnaval com as tradicionais marchinhas ser incentivado pela administração do prefeito Alcides Bernal. “Estamos confiantes de que o carnaval vai ter um grande reforço”, disse Contar destacando a confiança na disposição do prefeito e sua equipe em valorizar o carnaval de rua campo-grandense. 

A segunda etapa das apresentações contou com os blocos de embalo. Na passarela com desfile de abertura o bloco Teatro Imaginário Maracangalha arrancou aplausos do público presente. Em seguida também levantando o publico da arquibancada, os blocos Amor Eu vou Ali, Bambas do BH, Vai ou Racha, Império dos Amigos, Quero-Quero, Beber, Cair e Levantar e Ademolar de Ubanda. A festa foi prestigiada pelos vereadores Alex do PT, Waldecy Batista Nunes -o Chocolate e a secretária da Sas, Thais Helena. 


Carnaval na Esplanada

O Carnaval “Saúde, Folia é Só Alegria”, promovido pela Prefeitura de Camo Grande na Esplanada Ferroviária, levou para a rua uma multidão de mais de quatro mil pessoas em uma verdadeira festa de descontração unindo pais, filhos, avós e amigos para desfrutar de momentos que resgatam as tradicionais marchinhas de carnaval. Com músicas como “Ó abras alas que eu quero passar”, “Cabeleira do Zezé”, Balancê e tantas outras que relembram os antigos carnavais, 14 blocos e o cordão Valu esbanjaram em criatividade, disposição, empolgação e irreverência. Ao abrir oficialmente a festa em frente ao Armazém Cultural, o prefeito Alcides Bernal (PP) lembrou a importância desses momentos de alegria para o campo-grandense que resgata o carnaval da família. 

“Podemos ver na arquibancada filhos, avós e as crianças cantando, se divertindo e esse é o objetivo do carnaval: a pessoas em festa e em segurança. Lutamos muito para que esse carnaval acontecesse e no próximo ano trabalharemos muito mais para que o carnaval seja ainda maior e melhor”, disse Alcides Bernal. Em meio às pessoas na passarela dos blocos e cordões, o prefeito fez questão de cumprimentar as famílias e os foliões que fizeram do desfile dos blocos e cordões um grande momento do carnaval campo-grandense. A organização do trânsito pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o apoio da Polícia Militar e de seguranças contratados para o evento, proporcionaram aos foliões a tranquilidade para aproveitar a folia de Momo

Nenhum comentário: