sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CRF/MS alerta para uso irracional do medicamento "Metadoxil"


Diante de reportagens referentes ao medicamento Pidolato de Piridoxina, vendido comercialmente como “Metadoxil”, e que segundo divulgado seu uso acelera o metabolismo do álcool a ponto de normalizar os reflexos alterados pela ingestão da bebida e impede a detecção no teste do bafômetro, o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) alerta para o uso irracional do medicamento. 

“As pessoas a pretexto de burlar a fiscalização estão utilizando medicamento de uso sob prescrição médica sem indicação clínica, sem o conhecimento do médico e sem se atentarem que o uso inadequado, indevido e irracional de medicamentos pode levar a sérios danos à saúde. Tomar um remedinho sem que esse seja prescrito por um médico pode custar muito caro. Mais caro que a multa pelo uso do álcool e mais danoso”, enfatiza o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão. 

Conforme o laboratório fabricante do Metadoxil, Baldacci S.A., o medicamento é indicado para tratamento de situação clínicas específicas como intoxicação alcoólica, alcoolismo crônico, fígado gorduroso e hepatite alcoólica; situações clínicas essas diagnosticadas e acompanhadas por médico. 

Sobre a ação, a empresa se manifestou em nota dizendo que a aceleração do metabolismo do álcool é um dos mecanismos, mas que o efeito não anula a concentração do álcool ingerido no sangue ou no ar exalado, e, portanto, não protege o motorista que ingeriu bebida alcoólica da condição de infrator e também não impede a detecção do uso de álcool pelo “bafômetro”. 

Os Laboratórios Baldacci S.A. posicionaram-se veementemente contra a divulgação do uso do Metadoxil para esta finalidade. “Ressaltando ainda que o alcoolismo é uma doença grave, provoca morte direta e indiretamente todos os dias, e necessita de tratamento médico. O Metadoxil é um medicamento indicado para o tratamento de transtornos hepáticos, inclusive os provocados pelo alcoolismo, e a divulgação do uso indevido prejudica a boa reputação do Laboratório, do medicamento, e de quem utiliza esse fármaco sob recomendação médica para as situações clínicas em que o Metadoxil está indicado e aprovado pelo órgão regulador. Os Laboratórios Baldacci S/A tem o compromisso com a qualidade de seus produtos, com a indicação adequada do uso assim como seus resultados clínicos”. 

Especialista em Hepatologia, o médico Ivan Patrícia Reyes explica que a Sociedade Brasileira de Hepatologia não reconhece o Metadoxil como medicamento realmente efetivo contra os males no fígado causados pelo alcoolismo. “Não tem evidência científica que comprove que o medicamento elimina o álcool a ponto de anular o efeito e de não ser possível a detecção da alcoolemia através do bafômetro”, enfatiza. 

Nenhum comentário: