terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Caneta inteligente vibra quando usuário comente erros gramaticais


Techtudo
Uma empresa alemã está desenvolvendo uma caneta que promete ajudar a vida não só de estudantes, mas também de crianças em fase de aprendizado e adultos. Nomeada “Lernstift”, o acessório - que ainda está em fase de testes - é capaz de alertar o usuário quando ele cometer um erro ortográfico ou gramatical. Em qualquer deslize na grafia, o objeto vibra imediatamente nas mãos da pessoa.

O objetivo da caneta também é motivar o usuário a ter uma ortografia com menos “garranchos” e a escrever corretamente as palavras. Ela está programada para reconhecer os movimentos associados a cada letra e pode ser utilizada em duas funções distintas: “Calligraphy Mode” (Modo caligrafia) que identifica “garranchos” e ajuda a escrever de forma mais legível e o “Orthography Mode” (Modo Ortografia) que identifica e corrige somente os erros gramaticais e ortográficos.

A filosofia da empresa é produzir a caneta de forma independente, sem custeio de fabricantes. Em sistema de crowdfunding, o protótipo é custeado por doações de pessoas que gostam da ideia e resolvem apoiá-lo. Em março, os criadores esperam arrecadar de € 200 mil a 1,5 milhão para que o projeto vá para as prateleiras.

Nenhum comentário: