![]() |
| Foto: Arquivo |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou, nesta terça-feira (23), do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Com o tema "Tendências, Estratégias e Inovação", o evento reuniu gestores, servidores e especialistas para discutir os desafios e as transformações na gestão de pessoas na administração pública.
A participação do TCE-MS teve como destaques a presença da conselheira substituta Patrícia Sarmento no painel "Lideranças Femininas: trajetórias que inspiram, espaços que se ampliam" e a palestra do diretor do Departamento de Informações Estratégicas da Corte, Geanlucas Julio de Freitas, sobre a gestão de pessoas no sistema e-Sfinge.
Durante o painel, Patrícia Sarmento compartilhou sua trajetória profissional e abordou os desafios enfrentados ao longo da carreira, além dos avanços na ocupação de espaços de liderança por mulheres no setor público. Segundo ela, a educação foi determinante para sua formação e crescimento profissional.
"A educação tem o poder de transformar vidas e ampliar oportunidades. Foi por meio do estudo que alcancei espaços que, em muitos momentos, pareciam distantes da minha realidade", afirmou.
Já Geanlucas Julio de Freitas destacou a importância da gestão de pessoas para o funcionamento da administração pública e explicou o papel do sistema e-Sfinge no acompanhamento dos recursos públicos.
"O e-Sfinge monitora todo o ciclo dos recursos públicos, do planejamento à execução. Como as despesas com pessoal representam uma parcela significativa dos gastos públicos, discutir gestão de pessoas é fundamental para a eficiência da administração", ressaltou.
Correalizado pelo TCE-MS e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o encontro chega à quinta edição consolidado como espaço de troca de experiências e disseminação de boas práticas entre profissionais que atuam na gestão de pessoas em órgãos públicos.
A participação do Tribunal teve início ainda na abertura do evento, realizada na segunda-feira (22). Na ocasião, a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis, representou o presidente da Corte, conselheiro Flávio Kayatt, e destacou a importância da valorização dos servidores para a modernização do setor público.
Segundo Elaine, investir na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais fortalece a capacidade das instituições de oferecer serviços mais eficientes e alinhados às demandas da sociedade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário