terça-feira, 13 de agosto de 2024

Brasileira Yasmin Martins Mendes concorre a um dos prêmios mais importantes da Europa

 

                                                         Foto: Edu Rodrigues


A atriz e produtora executiva Yasmin Martins Mendes foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Americana no Septimius Awards da Holanda, pelo trabalho como protagonista do drama “SILENCIO”, filme de Diego Esteve. A cerimônia acontece em 19 e 20 de agosto em Amsterdã, capital holandesa.


Yasmin se junta à Alanis Guillen e Tainá Müller entre as artistas brasileiras já indicadas na mesma categoria do prêmio. Em 2023, Guillen foi indicada pelo trabalho em “Pantanal” e Müller venceu a categoria pelo papel na série policial “Bom Dia, Verônica”.


Em “SILENCIO”, disponível no Amazon Prime Video, Yasmin interpreta a roteirista Sara Garcia, que enfrenta a Síndrome do Pânico enquanto tenta produzir seu próximo projeto. A indicação emocionou a atriz.


"Bateu aquela sensação de “meu Deus, e agora?”. É muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Tenho orgulho de ser brasileira, atriz e produtora de cinema, e de ter meus filmes sendo abraçados e aplaudidos no mercado internacional", conta.



Na televisão, Yasmin fez parte do elenco de “Mar do Sertão”, folhetim da TV Globo, como a personagem Aisha. Natural de Teresópolis no Rio de Janeiro, a atriz encontrou nos sets de filmagem seu amor pelo audiovisual.


Hoje, a atriz é membro da Academia Brasileira de Cinema e viaja o mundo com seus filmes e trabalhos. “SILENCIO”, lançado em 2021, ainda rende bons frutos. Além dos diversos festivais onde o filme foi exibido e indicado a prêmios (como o próprio Septimius Awards), o filme tornou-se elegível ao Oscar de melhor atriz protagonista em 2022.


"Me emocionei muito quando recebi a notícia. E quando a lista dos elegíveis é divulgada pelo Oscar começa a verdadeira corrida para entrar entre os nomeados. Lembro do dia que sentei para assistir ao anúncio ao vivo dos indicados ao Oscar e chorei muito porque percebi que eu podia ser escolhida como melhor atriz pelo Oscar, de verdade. Nessa carreira, a quantidade de nãos é desleal, se manter resiliente é um dom necessário e são momentos como este junto ao Oscar que me ajudam a fortalecer. E hoje espero que ser possível pra mim seja uma forma de inspiração pra aquelas que precisam de força pra não desistir", lembra.


“Noite de Natal”, curta-metragem policial, que terá estreia nacional na 9ª edição do VerCine, Festival de Cinema da Baixada Fluminense, dia 15 de agosto, é o novo projeto de Yasmin como atriz e tem rodado festivais de cinema ao longo de 2024. A produção, que tem direção de Diego Esteve, retrata o tema delicado do abuso sexual em ambiente familiar.


"Minha personagem é a delegada Fernanda, que investiga o caso central da trama. A história é contada pela protagonista Zita. É uma sequência de relatos fortes, com uma potência feminina maior ainda, já que o elenco é majoritariamente feminino e os principais cargos da equipe são ocupados por mulheres. Está sendo um prazer enorme fazer parte dessa equipe!", diz Yasmin.


Para 2025, a atriz já tem dois projetos na agenda: “Perfeita Para Mim”, curta-metragem com lançamento previsto para março, e “Você, Eu e Nova York” (ou “You, Me & New York, título no inglês original em que a produção será gravada) que tem previsão de estreia para junho. O longa é estrelado e produzido por Yasmin, e estará disponível no Amazon Prime Video.


"O cinema nacional tem muito talento e muitas possibilidades. O que não falta no brasileiro é criatividade, mas faltam oportunidades. Acredito muito na máxima que diz que, para haver novos resultados, é necessário haver novas abordagens", acredita.

Nenhum comentário: