sábado, 31 de agosto de 2024

Globo negocia retorno da Fórmula 1, que vive crise nos bastidores com a Band

 

Empresa carioca conversa com a Liberty Media para exibição a partir de 2025


O Grupo Globo está em negociações com a Liberty Media para trazer de volta à sua grade a Fórmula 1, principal categoria do automobilismo mundial. O contrato da empresa com a Band é válido até o fim de 2025, mas há uma crise nos bastidores.


O F5 apurou que o projeto da Globo para o retorno da F-1 é uma exibição da temporada completa no SporTV, seu canal de televisão por assinatura, e no Globoplay, seu serviço de streaming.


No entanto, a TV aberta não ficaria de fora. Algumas corridas emblemáticas, como o Grande Prêmio do Brasil e o GP de Mônaco, teriam transmissão no canal.


A Globo foi a responsável pela grande popularidade da categoria no Brasil, através da exibição ininterrupta em TV aberta entre 1981 e 2020. A falta de um piloto brasileiro competitivo fez a Fórmula 1 ter queda na audiência.


No entanto, a Globo enxerga que voltar a exibir as provas seria uma grande oportunidade comercial. Mesmo nos anos mais sombrios em termos de ibope, a Fórmula 1 sempre foi um êxito publicitário devido ao apelo junto às classes AB, de maior poder aquisitivo.


A Liberty Media vê com bons olhos um retorno da competição para a emissora carioca. O modelo de negócio para o pagamento dos direitos de transmissão ainda é discutido entre as partes. A Globo, porém, não fará loucuras financeiras. A Band ainda tenta um equilíbrio financeiro em relação ao que paga hoje. Os valores são considerados muito altos.


Crise com a Band

A possível volta da Fórmula 1 na Globo está ligada a uma crise que envolve a Liberty Media e a Band, que faz a transmissão no Brasil desde 2021.


O contrato ainda está em vigor mas a empresa tem tido problemas para realizar pagamentos como fora acordado à época. A Band e a Liberty dividem, de forma igualitária, os valores pagos por patrocinadores. A crise entre Band e Fórmula 1 foi informada pelo jornalista Flávio Ricco.


Um caso, que ocorreu no ano passado, fez o caldo engrossar. Uma casa de aposta comprou uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões, mas não pagou o valor e fez a emissora amargar prejuízo. O problema virou um processo na Justiça.


Procurada pelo F5, a Band diz que tem contrato em vigor com a Fórmula 1 até 2025.


Gabriel Vaquer

Folha de São Paulo

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