quinta-feira, 21 de julho de 2022

Santa Catarina colhe 1,25 mi tons de arroz

 


A colheita do arroz em Santa Catarina iniciou em janeiro e já está encerrada
Por:  -Leonardo Gottems


O estado de Santa Catarina já colheu cerca de 1,25 milhão de toneladas de arroz na safra 2021/22, volume 0,25% maior do que no ciclo agrícola anterior, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Nesse contexto, a produtividade média das lavouras ficou em 8,48 toneladas por hectare, tornando o estado líder nacional em produtividade e segundo maior produtor de arroz do país.



Glaucia de Almeida Padrão, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, explica que a boa sanidade das lavouras, sem problemas severos de pragas ou doenças, e as condições climáticas adequadas, foram alguns dos fatores que colaboraram para o bom resultado. Ela também destaca o investimento dos rizicultores catarinenses em tecnologia, “resultado da capitalização obtida pelos produtores em razão dos altos preços observados nas duas últimas safras”. Com dinheiro no bolso, os produtores investiram em adubação e em sementes de alto potencial produtivo, o que se traduziu no bom resultado da safra.


A colheita do arroz em Santa Catarina iniciou em janeiro e já está encerrada, o que resultou em aumento da oferta interna do grão. “Na comparação com maio, o preço médio de junho foi 0,82% maior, fechando em R$67,80 a saca de 50 kg. Na primeira quinzena de julho, a tendência de aumento se apresentou mais significativa, com preços médios, até o momento, fechando em R$69,62 a saca”, descreve a analista.


“O comportamento observado nos últimos meses em Santa Catarina se deve ao aumento da demanda interna por parte das indústrias, que visam atender aos pedidos de atacadistas, bem como a uma influência dos preços gaúchos, que aumentaram em razão do aquecimento da demanda interna e das exportações”, conclui.

Nenhum comentário: