quinta-feira, 21 de julho de 2022

Fertilizante russo liberado nos EUA

 


Também autorizou transações com empresa de energia russa controlada pela Alemanha
Por:  -Leonardo Gottems


Transações com a Rússia relacionadas a fertilizantes, sementes e outras culturas alimentares foram liberadas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (USDT), informa a agência de notícias Sputnik Brasil. A decisão atenua uma parte sensível das sanções impostas à Rússia pelos países alinhados à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) após a invasão da Ucrânia.



Além de liberar os produtos agrícolas, o Tesouro dos EUA também autorizou transações com a empresa de energia Securing Energy for Europe (SEFE). A empresa é subsidiária da estatal russa Gazprom na Alemanha, e está sob controle de Berlim desde 4 de abril.


“Para os fins desta licença geral, commodities agrícolas, medicamentos e dispositivos médicos são definidos da seguinte forma: commodities agrícolas, [que] se destinam ao uso como alimentos para humanos (incluindo alimentos crus, processados e embalados; animais vivos; vitaminas e minerais; aditivos ou suplementos alimentares; e água potável engarrafada) ou animais (incluindo rações para animais); sementes para culturas alimentares; fertilizantes ou fertilizantes orgânicos; ou materiais reprodutivos (como animais vivos, ovos fertilizados, embriões e sêmen) para a produção de animais para alimentação”, disse o comunicado.


“Todas as transações envolvendo SEFE Securing Energy for Europe GmbH (anteriormente conhecida como Gazprom Germania GmbH), ou qualquer entidade na qual SEFE Securing Energy for Europe GmbH possua, direta ou indiretamente, 50% ou mais de juros, que estão proibidas são autorizadas até 16 de dezembro de 2022”, informou o texto da licença do Departamento do Tesouro.

Nenhum comentário: