quarta-feira, 25 de maio de 2022

Soja Bt perde eficácia contra lagartas na Argentina

 


Danos levaram ao tratamento de 56% da área de soja Bt com inseticidas foliares
Por:  -Leonardo Gottems


A Rede de Manejo de Pragas da Aapresid (Associação Argentina de Produtores do Plantio Direto) escreveu um artigo apontando uma crescente queda no desempenho da tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis) no controle de Lepidopteras na soja. Aprovado há uma década na Argentina, esse evento biotecnológico vêm sendo largamente adotando no país vizinho, chegando a 70% da área plantada de soja nas duas últimas safras.



A pesquisa da Aapresid, no entanto, mostra uma queda na avaliação do desempenho dessa tecnologia pelos usuários. Nada menos que 89% dos entrevistados classificam atualmente a soja Bt entre ruim e satisfatória. Nos levantamentos anteriores a maioria descrevia a tecnologia como “excelente estratégia” de manejo de insetos.


Tudo começou quando os produtores argentinos começaram a observar a presença de Lepidopteras como a Lagarta da soja (Rachiplusia nu) e a Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens) durante o monitoramento de seus lotes de soja Bt. Agora, nesta safra, não apenas foi detectada a presença de lagartas, mas em muitos casos foram observados danos que, em média, levaram ao tratamento de 56% da área de soja Bt com inseticidas foliares.


Técnicos da EEAOC (Estação Experimental Agroindustrial Bispo Colombres) coletaram larvas nos lotes afetados que foram alimentadas em laboratório com folhas de soja Bt. Cerca de 60% dessas larvas completaram seu ciclo de vida, o que demonstra uma mudança na suscetibilidade da espécie a esta tecnologia.


Também foram observadas mudanças na duração de seu ciclo larval em relação às larvas suscetíveis. A mesma situação foi corroborada no Brasil recentemente.


O agrônomo Enrique Lobos afirma que, em sua região, a área plantada com soja Bt é de cerca de 60% e que o restante da área cultivada sem este evento necessita de 2 a 3 aplicações para controle de lepidópteros. Lobos afirma que os produtores e assessores da área já admitem uma quebra de tecnologia.


O técnico considera que, nessas circunstâncias e dependendo da praga, a soja Bt poderá exigir a aplicação de inseticidas para o controle de lepidópteros. Apesar disso, ele sustenta que a tecnologia permitirá manter níveis aceitáveis de controle, de modo que uma única aplicação de inseticida poderá ser suficiente.


O agrônomo Diego Szwarc, do INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária) afirmou que o problema na zona da Reconquista, província de Santa Fé, é bastante generalizado. O especialista considera que ainda há necessidade de gerar informações sobre o assunto e por isso está iniciando uma série de investigações para esclarecer o problema nos casos em que há suspeita de quebra de resistência.


A Bayer anunciou a suspensão de seus negócios de sementes de soja e biotecnologia na Argentina na safra 2021/22. “Com uma pressão de insetos menor do que outras regiões, a Argentina representou aproximadamente 10% da área total semeada com INTACTA RR2 PRO na América do Sul em 2020/2021”, disse a multinacional em comunicado.


“O plano é reorientar os investimentos na Argentina para projetos lucrativos e inovadores, focados na promoção da transformação digital e de novos modelos de negócios, tais como a plataforma digital Orbia, ou Carbon Initiative”, justificou a Bayer à época.

Nenhum comentário: