domingo, 29 de maio de 2022

Ministério da Saúde confirma 1º caso provável de hepatite 'misteriosa' em adolescente de MS

 

                                           Foto: Reprodução.

Adolescente de Ponta Porã é o primeiro caso provável do Estado

Dândara Genelhú

Jornql Midiamax



O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso provável de hepatite aguda grave - a hepatite 'misteriosa' - em Mato Grosso do Sul. A doença ainda tem a etiologia desconhecida no Brasil.


O caso provável acompanhado é de uma adolescente de 16 anos, residente em Ponta Porã, a 339 quilômetros de Campo Grande. “O caso ainda está em investigação quanto à causa, pois depende do resultado de outros exames que estão em andamento”, informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).


Conforme a Secretaria, a paciente apresentou sintomas de febre, icterícia, mal-estar e náuseas no dia 5 de abril deste ano. A adolescente de caso provável já passou por exames para hepatites A, B, C, D e E, Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Todos tiveram resultado negativo.


Além disso, a adolescente não é portadora de doenças metabólicas. Foram realizadas imagens de ultrassonografia, que descartaram causas obstrutivas neste caso provável.


Caso provável

A paciente de caso provável foi retirada do hospital e segue em recuperação domiciliar a pedido da família. Assim, a adolescente é monitorada pelas equipes de Vigilância em Saúde e de Assistência do município e do Estado.


Ainda segundo a nota, casos suspeitos devem passar pela coleta de amostras de sangue, swab nasofaríngeo, urina, fezes ou swab retal. As amostras clínicas deverão ser encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e serem acompanhadas do Formulário de Notificação.


Casos suspeitos

Bebê de 1 ano, que estava internado em Campo Grande e fazia parte do grupo de casos monitorados por suspeita de hepatite 'misteriosa', morreu em hospital particular de Campo Grande. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a hepatite aguda foi descartada neste caso após avaliação do Ministério da Saúde.


Além deste, outros dois casos de crianças e adolescentes que estavam com suspeita de infecção da hepatite 'misteriosa' também foram descartados na Capital, estes tiveram exames positivos para dengue. Atualmente, apenas um caso está sob investigação, trata-se de um adolescente de 14 anos também internado no Hospital Regional.


Hepatite

Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), hepatite é uma inflamação do fígado. "A hepatite é caracterizada pela inflamação das células do fígado e pode ter várias causas", explica a Fundação.


Existem as hepatites virais, provocadas por vírus hepatotróficos, que tem predileção por agredir o fígado. "A hepatite aguda é uma forte inflamação das células hepáticas e pode ser provocada pelos vírus A, B, C, D e E", aponta a Fiocruz.


Hepatite 'misteriosa' e Covid-19

A doença grave que atinge o fígado de crianças e adolescentes ainda tem origem desconhecida. No entanto, pesquisas lideradas por cientistas do Reino Unido e divulgadas nesta terça-feira (24) relacionam o surto de hepatite aguda com a Covid-19.


Os pesquisadores estudam se crianças e adolescentes com fragmentos do vírus da Covid-19, no sistema gastrointestinal, estão tendo uma resposta imunológica exagerada ao adenovírus 41. Portanto, segundo o que dizem os especialistas, não há relação do surto com eventual vacinação contra a Covid-19.


Em todo o Brasil, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (24), são 64 suspeitas de hepatite aguda sob investigação.


Suspeita de hepatite? Saiba o que fazer

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de hepatite e procurar um hospital imediatamente caso estejam em dúvida. As crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, devem ficar em casa e não retornar à escola ou creche até 48 horas após os sintomas terem parado.


Além disso, medidas comuns de higiene, como lavagem completa das mãos ajudam a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo o adenovírus.


Confira os sintomas da hepatite:


Urina escura

Fezes pálidas ou cinzas

Coceira na pele

Olhos e pele amarelados (icterícia)

Dores musculares e nas articulações

Temperatura alta

Enjoo e náuseas

Cansaço o tempo todo fora do normal

Perda de apetite

Dor de barriga

Nenhum comentário: