sexta-feira, 6 de maio de 2022

Saiba como controlar ataque de ácaros na soja

 


O período de estiagem agrícola, que compreende duas semanas ou mais sem chuvas, favorecem o surgimento e a proliferação de ácaros na lavoura de soja. No Brasil, são conhecidas seis espécies de ácaros que podem atacar o grão.


Em entrevista ao Canal Rural, o professor de Entomologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jonas Arnemann, afirmou que o ataque destes animais no grão sempre começam pelas bordas da lavoura, passando a se distribuir por toda a área. “O produtor rural deve vistoriar a lavoura de soja semanalmente em busca dessas reboleiras e com o auxílio da câmera do celular, tirar fotos destas folhas com injúrias, que são pontuações amareladas ou até mesmo folhas prateadas e dar um zoom e verificar a presença de teias porque esta é a principal diferença em relação a outros tipos de pragas”, disse.


O manejo destas pragas se inicia no período vegetativo da cultura, por isso, é importante evitar a aplicação de inseticidas químicos do grupo piretróides, uma vez que eles estimulam a reprodução das fêmeas dos ácaros e a dispersão na lavoura.



Após isso, o indicado é, a partir do florescimento, fazer o monitoramento semanal das lavouras de soja em busca das primeiras áreas com ocorrência para então se fazer o manejo assertivo, que depois deve ser feito com inseticidas químicos.


O professou informou que atualmente existem 38 inseticidas químicos e 34 biológicos, à base de fungos, registrados para soja. A aplicação deles deve ser feita quando se encontram de dois a três ácaros por folíolo de planta de soja.

 


 


*Com informações do Canal Rural

Nenhum comentário: