sexta-feira, 6 de maio de 2022

O Iluminado: conheça a história e o hotel real que inspiraram Stephen King

 

                                                 Imagem: IMDb

Robinson Samulak Alves


O Iluminado é ao mesmo tempo um dos livros mais importantes de Stephen King e um dos maiores clássicos do cinema de terror. Embora King tenha criticado as mudanças feitas pelo diretor Stanley Kubrick para as telonas, ambas as obras têm um importante legado e conseguem deixar o público bem tenso.


Na história, acompanhamos Jack Torrance, um alcoólatra em recuperação que aceita um emprego como zelador do Overlook Hotel durante o inverno, quando não há atividades no local. Ele vai para o hotel com sua esposa e o filho, mas, durante esse período, o isolamento começa a afetar Jack, que enlouquece e decide assassinar os dois.



O hotel assombrado


Na vida real, Stephen King se inspirou em sua própria experiência no Stanley Hotel para criar o Overlook. Em 1974, King e sua esposa se hospedaram no local, que fica no meio das Montanhas Rochosas, no estado do Colorado (assim como o Overlook). Lá, o escritor era o único hóspede registrado (outra semelhança com o livro) e também sentiu-se incomodado em diversos momentos.


Assim como no livro, King ficou hospedado no quarto 217 (no filme, Kubrick mudou para o 237), onde também aconteceu uma tragédia. Em 1917, a governanta-chefe, Elizabeth Wilson, foi ferida em uma explosão. Felizmente, ela sobreviveu, mas o incidente deu origem a uma lenda, que diz que seu espírito vagueia pelo local, movendo bagagens e dobrando roupas.


Porém, a situação ficou ainda mais sinistra, pois o escritor disse que avistou um garoto passeando pelo corredor. Como só havia o registro do casal, não há como explicar o que realmente aconteceu. Ele poderia ser o filho de algum dos poucos funcionários que estavam trabalhando, mas nada foi dito na ocasião. Houve também uma série de outros relatos detalhando ruídos inexplicáveis, figuras vistas e objetos pessoais roubados ou quebrados.


Mesmo que isso tudo não passasse de alguém tentando pregar um peça em Stephen King — em 1974 o escritor não era conhecido —, todos esses eventos ficaram na cabeça dele. E foi assim que surgiu a inspiração para o seu livro, publicado em 1977.


Também é importante lembrar que King colocou um pouco dele mesmo na obra. Durante muitos anos, o escritor lutou contra o alcoolismo e chegou a agredir um dos filhos. Isso também é descrito em determinado momento do livro.


Fontes

Screen Rant

Nenhum comentário: