quarta-feira, 25 de maio de 2022

Em 1º levantamento, 203 mil se autodeclararam como homossexuais ou bissexuais em MS

 


Em Mato Grosso do Sul, 203 mil pessoas se autodeclararam como homossexuais ou bissexuais, conforme primeiro levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que trata sobre a questão da orientação sexual. Para a pesquisa, foram captandas informações sobre casamentos entre pessoas de mesmo sexo no Registro Civil, bem como relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo no Censo desde 2010.


No estado, 2% dos entrevistados se declararam homossexuais ou bissexuais. 



Em 2019, quando foi realizada a última amostra da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), havia cerca 1,98 milhão de pessoas com 18 anos ou mais residindo em Mato Grosso do Sul. A partir dos resultados da pesquisa, tem-se que 92,5% (1,83 milhão) dos habitantes se declararam como heterossexuais, 2% (40 mil) disseram ser homossexuais ou bissexuais e 5,5% (109 mil) não souberam ou se recusaram a responder à questão.


Campo Grande


Na capital, 676 mil tinham 18 anos ou mais. Destes, 90,9% (614 mil) se declararam heterossexuais, 3,7% (25 mil) responderam ser homossexuais ou bissexuais e 5,4% (37 mil) disseram não saber ou se recusaram a responder o quesito.



Levantamento 


Com o intuito de contribuir para análise dessa temática com estimativas do tamanho da população de homossexuais e bissexuais, total e segundo características socioeconômicas e níveis territoriais, o quesito faz parte das estatísticas experimentais produzidas pelo IBGE.


Portanto, além da obtenção das respostas, outro objetivo do quesito é a avaliação dos desafios metodológicos na captação dessa informação, permitindo pensar em melhorias necessárias para futuras coletas.

Nenhum comentário: