terça-feira, 24 de maio de 2022

Ala do PSDB vai sugerir candidatura própria após desistência de Doria

 

Em reunião marcada para esta terça-feira, grupo de Aécio Neves e José Aníbal vai tentar evitar o apoio do PSDB à pré-candidata do MDB


Uma ala do PSDB vai sugerir nesta terça-feira, 24, que o partido considere o ex-governador Eduardo Leite (RS) e o senador Tasso Jereissati (CE) como opções na disputa presidencial. O pedido contraria um acordo firmado pelas cúpulas do PSDB, MDB e Cidadania de apoio à senadora Simone Tebet (MDB-MS) como cabeça de chapa, como defende o presidente da sigla tucana, Bruno Araújo. Tasso também é citado por parte do PSDB como candidato a vice da emedebista, de quem é próximo no Senado.


Após meses de pressão de seu próprio partido, o ex-governador paulista João Doria (PSDB) desistiu de tentar ser candidato ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 23. Agora, pelo roteiro traçado pelas três legendas, a ideia é que o nome de Tebet seja anunciado oficialmente como candidata da terceira via amanhã.


Há consenso dentro das Executivas do MDB e do Cidadania por apoio a Tebet, mas um grupo do PSDB, composto pelos ex-presidentes do partido Aécio Neves e José Aníbal, ainda tenta fazer valer a ideia de candidatura própria tucana.


"Agora as coisas se abrem, tem um horizonte melhor de protagonismo do PSDB nestas eleições. Continuo entendendo que o PSDB tenha candidato, questão que certamente vai ser tratada na reunião da Executiva amanhã", disse Aníbal ao Estadão.


O ex-presidente do PSDB citou Leite e Tasso como opções, mas admitiu que o cearense ainda precisa ser convencido a disputar o Planalto. Durante reunião do partido na semana passada, o senador disse que "não está no projeto de vida" ser candidato a presidente e nem a vice de Tebet. "Tasso tem muita resistência e até resistência da família, mas vamos esperar", afirmou Aníbal.


Já o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que o PSDB não deve ter candidato próprio à Presidência. "Claro que como presidente do PSDB eu gostaria muito que tivéssemos uma candidatura própria, mas há algo maior do que tudo isso, há algo maior que a vontade de João Doria, algo maior que minha vontade", disse em entrevista coletiva em São Paulo após o pronunciamento de Doria.


"O Brasil não precisa de mais divisão interna. O gesto de João Doria hoje nos obriga moralmente. Nos mostra que o projeto está acima de tudo, e quem fizer um movimento diferente desse está demonstrando que tem mais compromisso com si mesmo do que com um projeto de Brasil", completou.


Araújo chegou a ser escolhido coordenador da pré-campanha de Doria, mas passou a trabalhar contra a candidatura presidencial do paulista. A avaliação é que a rejeição de Doria atrapalharia os planos de reeleição do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e consequentemente tiraria um tucano do comando do maior Estado do País.

Nenhum comentário: