sexta-feira, 17 de setembro de 2021

"Vamos atingir a imunidade coletiva na noite de hoje", diz Geraldo Resende

 


Secretário de Saúde se emocionou ao anunciar que o Estado deve ultrapassar 70% de vacinados com duas doses


Glaucea Vaccari , Naiara Camargo

Mato Grosso do Sul deve alcançar a imunidade coletiva nesta sexta-feira (17), segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.


A imunidade coletiva é atingida quando 70% da população completa o esquema vacinal, com duas doses ou dose única de qualquer imunizante.


Resende chorou ao anunciar a marca, que segundo ele é um "marco histórico".


"Hoje nós vamos atingir a imunidade coletiva, na noite de hoje, com certeza vamos ultrapassar os 70% de imunizados com as duas doses ou dose única, e mais de 95% com uma dose de vacina", disse.


Entre lágrimas, o secretário justificou a emoção: "Me emociono porque eu luto pela vida".



Resende destacou que a vacinação está avançada em Mato Grosso do Sul, já tendo sido aberta vacinação para pessoas a partir de 12 anos e aplicação de terceira dose em idosos.


Ele afirma que, com os públicos já imunizados com a primeira dose, o foco é a dose de reforço.


"Como já estamos acelerados, nós queremos inclusive avançar o processo de imunização nos adolescentes e fazer um apelo aos idosos a partir de 60 anos, precisamos avançar nos idosos com a dose de reforço", disse.


Contrariando orientação do Ministério da Saúde, que recomenda que a terceira dose seja aplicada seis meses após a aplicação da segunda, o governo de Mato Grosso do Sul baixou esse intervalo para quatro meses.


Para o secretário, o motivo é que há indicativos de aumento de mortes em idosos a partir de 60 anos.


"Nós aqui no Mato Grosso do Sul, pelo quadro epidemiológico, que está morrendo idosos a partir de 60 anos, mesmo que em quantidade menor, mas toda morte a gente tem que nos preocupar, nós haveremos de fazer o intervalo após 4 meses após a segunda dose", explicou.


Quando aos adolescentes, a vacinação também segue, mesmo com recomendação contrária do Ministério, que suspendeu a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.


"Vai continuar. [A suspensão] não encontra respaldo em nenhuma sociedade, seja brasileira de Pediatria, Infectologia, de imunizações, de alguma área da saúde que tem como escopo o enfrentamento de doenças não só virais, as infecciosas, não existe ninguém que está acreditando nessa medida", disse.


Resende acrescentou que mais de 60% dos adolescentes do Estado já foram vacinados com uma dose e não foi registrado nenhum efeito adverso ou reações graves.


Para o público em geral que ainda não tomou nenhuma dose de vacina, o secretário fez um apelo, para que "se sensibilizem e tomem a vacina", para o Estado sair da pandemia.


Com informação do Portal Correio do Estado


Nenhum comentário: