quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Produtores podem usar grãos para comprar automóveis

 



Parceria no Rio Grande do Sul permite usar soja, milho, trigo e arroz em barter trade
Por:  -Eliza Maliszewski

A Stellantis, grupo automobilístico holandês, e a gaúcha Agrofel Grãos e Insumos anunciaram uma parceria que vai permitir que produtores rurais do Rio Grande do Sul possam adquirir veículos com pagamento em commodities cotadas no mercado internacional.



A operação é chamada de barter trade, do inglês permuta e, por isso, não envolve dinheiro, apenas a troca. Na prática poderão comprar modelos da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën mediante o pagamento fixo e liquidado em soja, milho, trigo e arroz.


A iniciativa já está em uso desde o primeiro semestre do ano, mas somente no Centro-Oeste do país. Com a chegada da operação no estado gaúcho, além da ampliação das marcas, com inclusão da Peugeot e Citroën, também será permitida a troca pelo grão a ser colhido. “O grande diferencial vai ser transformar um grão que vai ser colhido no futuro em um carro para o produtor agora. Se ele comprou uma fazenda nova e precisa de veículos, nós compramos o grão futuro e pegamos quando for colhido, mas fornecemos o carro já”, explica Roni Ferrarin, diretor comercial e de marketing da Agrofel.


As operações barter trade se baseiam na troca de mercadorias, mas são mais complexas. A transação ocorre envolvendo a definição do valor do bem a ser adquirido, cotação básica da commoditie agrícola a ser usada como pagamento, seguro, aquisição do bem e, ao fim, liquidação financeira. As vendas na modalidade começarão durante a Expointer 2021. 


“A modalidade da operação barter trade é uma maneira ágil para fomentar negócios com produtores rurais, uma vez que utiliza uma modalidade de pagamento com a qual eles já estão familiarizados. É um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade aos produtores e acreditamos que essa parceria inovadora com a Agrofel permitirá aos produtores rurais a renovação de frotas e aquisição de veículos de maneira facilitada”, afirma Fabio Meira, diretor de Vendas Diretas da Stellantis.

Nenhum comentário: