sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Mais de 800 pessoas receberam doses da vacina contra a Covid-19 em um supermercado da Capital

 

Foram vacinadas 686 pessoas com a primeira dose e 186 foram imunizadas com a segunda


Ainda existem pessoas que não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Campo Grande. Por conta disso, estão sendo realizadas diversas ações para buscar esse público, como o itinerante que vai até os bairros mais vulneráveis para aplicar as doses.


Na quinta-feira (2), a ação foi realizada em um supermercado. O itinerante permaneceu das 8h às 17h no estabelecimento que fica localizado no Bairro Paulo Coelho Machado, região Sul de Campo Grande.


No local, foram aplicadas 875 doses, sendo vacinadas 686 pessoas e 186 imunizadas com a segunda dose. Além disso, foram aplicadas três doses no público alvo do reforço, aqueles que têm mais de 75 anos. 


Últimas notícias

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, disse que as ações são para ajudar a população que ainda não se vacinou por diferentes razões. 


“Se a gente consegue atender 100 pessoas, que seja, já é um número considerável e bastante importante, porque certamente seriam pessoas que deixariam de tomar a vacina”, afirmou.


Mais de três mil pessoas já foram vacinadas pelas ações realizadas com o itinerante. Os eventos aconteceram em instituições nos bairros Dom Antonio Barbosa e Santa Luzia, em supermercados nas Moreninhas, Santo Antônio, Noroeste e Paulo Coelho Machado, além do terminal Bandeirantes.


A iniciativa faz parte da ação itinerante que visa levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade e locais de grande circulação de pessoas, como os supermercados, shoppings e feiras, a fim de oportunizar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal. 


Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, inicialmente a ação abrange os bairros mais populosos em busca de campo-grandenses que fizeram o pré-cadastro para se vacinar contra a Covid-19 e não compareceram nos polos de vacinação para receber o imunizante. 


 

Números

Campo Grande é a capital com maior número de pessoas imunizadas. Até o momento,  619.130 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 68.33% da população. Já estão imunizadas com a segunda dose 431.640, o que representa 47.64%. Campo Grande já aplicou 1.051.383 doses de vacinas contra a Covid-19.


Nesta sexta-feira (3), idosos com 60 anos ou mais e apresenta alguma imunossupressão, poderão receber a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. A pessoa deve ter recebido a 2° dose há pelo menos 28 dias.


Para quem não é imunossuprimido, o reforço continua a partir dos 75 anos e receberam a 2º dose até 5 de março. 


Haverá também aplicação de segunda dose para pessoas vacinadas com a primeira dose da Coronavac até 14 de agosto, AstraZeneca até 6 de julho e Pfizer até 9 de julho. 


O atendimento começa à tarde, com horário estendido nos drive-thrus e polos. Para ser vacinado, o paciente imunossuprimido deverá apresentar, no ato da vacinação, o laudo médico que ateste a imunodeficiência. 


Conforme a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), poderão tomar o imunizante aqueles idosos que tomaram a segunda dose há até seis meses. Todos serão vacinados com a vacina Pfizer, mesmo que as outras duas doses tenham sido de outro imunológico. 


Campo Grande deu início a aplicação da terceira dose do imunizante em idosos, na quinta-feira (26), seguindo a preconização do Ministério da Saúde, que autoriza o uso em idosos devido o índice ainda elevado de casos positivos e óbitos em decorrência da Covid-19.

Nenhum comentário: