terça-feira, 25 de maio de 2021

Custo benefício do Gás Natural Veicular é maior que gasolina para motoristas de aplicativo

 




                                              Foto:Divulgação

Gabrielle Tavares

Gás Natural Veicular (GNV) têm se mostrado mais atrativo para pessoas que trabalham com o próprio carro, como motoristas de aplicativo. Isso porque o carro consegue andar mais quilômetros utilizando o metro cúbico (m³) que está mais barato que a gasolina.


A economia pode chegar a 60% dependendo do veículo. Enquanto o litro da gasolina está em média R$ 5,79, o m³ do GNV custa R$ 4,09. 


Um carro que anda em média 100km por dia, por exemplo, gastaria R$ 1.737 para rodar 30 dias com gasolina, no gás natural o custo ficaria em R$ 997,56, economia de 57%.


O motorista de aplicativo há quase quatro anos, Deroci Silveira Fernandes, 65 anos, usa o GNV há pelo menos 2 anos e explica que consegue economizar de R$ 30 a R$ 40 por dia, rodando em média 300 km. 


Ele relata que o carro dele tem câmbio automático, mas em carros com câmbio manual, a economia é ainda maior.


"Para quem é motorista de APP compensa muito, porque roda bastante. Então dá para pagar o equipamento com no máximo 6 meses, o lucro que o GNV deu já quita o equipamento. Vale muito a pena sim, apesar de o preço do m³ ter subido muito ainda vale a pena", disse.


De acordo com a MS Gás, responsável pela distribuição de Gás Natural em Mato Grosso do Sul, a instalação de um kit gás de quinta geração custa cerca de R$4.500 a R$ 6.000. 


A recuperação deste valor depende de quanto o motorista rodar, mas pode ser de 6 a 8 meses. A economia também pode ser observada em relação à manutenção veicular.


A injeção dura por mais tempo em veículos com o Gás, porque, ao contrário da gasolina ou do etanol, o GNV não deixa resíduos nos bicos injetores. O óleo lubrificante também dura mais tempo, por conta dessa "ausência de sujeira" no motor.


Além do escapamento, que tem a vida útil aumentada, pois o GNV não deixa acúmulo de água no cano, como fazem os outros combustíveis.


"O grande segredo do GNV para não dar problema é ter a manutenção do carro em dia. Jogo e câmbio de vela sempre novo, isso influencia muito no desempenho do carro e no consumo, a troca de filtro do GNV a cada 20 mil km rodado também. Com manutenção preventiva não dá problema", explicou Fernandes.



Em relação ao desempenho do veículo, o motor do carro de Fernandes é 1.0 e ele relata que sentiu diferença em relação a gasolina. 


"Senti que ele ficou um pouco mais pesado, tem que acelerar um pouco mais. Mas nos carros a partir de 1.6 não sente diferença nenhuma, fica normal. Eu já tive um carro 1.8 com GNV e ele rodou normal", enfatiza.


A instalação do kit é feita no porta-malas. Em carros no modelo Sedan, ainda é possível utilizar cerca de metade da capacidade, mas em veículos menores, modelo RET, o porta-malas fica totalmente comprometido.


Segurança

O GNV é um combustível seguro, desde que seja bem instalado e todas as regras de fiscalização sejam cumpridas. 


Em Campo Grande, somente duas oficinas são autorizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que podem ser conferidas aqui. "Instalá-lo em um local não-autorizado é extremamente não recomendável", ressalta a MS Gás.


Depois de instalado, o equipamento ainda passa por inspeção do Inmetro e, se autorizado, é necessário atualizar a mudança feita no veículo no Detran-MS.


"É muito difícil dar problema, eu nunca tive problema de vazamento, de nada. Vai muito de colocar o equipamento de boa marca e num lugar que inspire confiança, que faça um trabalho bem feito. Porque se tiver qualquer probleminha na inspeção do Inmetro, não vai passar".


 

Energia limpa

Por ser uma fonte de energia limpa, o GNV é menos nocivo ao meio ambiente e reduz em mais de 50% a emissão de CO2 durante a queima, além de ter aproveitamento total, emitindo menos poluentes na atmosfera. 


Além disso, no que diz respeito à distribuição, não há riscos de falta do combustível, já que o abastecimento é contínuo.

Com informação do Portal Correio do Estado

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