quarta-feira, 26 de maio de 2021

China será quase autossuficiente em trigo e arroz

 




A produção geral de grãos da China em 2020 foi de 669 milhões de toneladas
Por:  -Leonardo Gottems


A China será quase totalmente autossuficiente em grãos básicos como arroz e trigo até 2025, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento do Setor Agrícola da China, divulgado em 25 de maio. O relatório, divulgado conjuntamente pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas Alimentares, prevê a produção total de grãos do país em 692 milhões de toneladas naquele ano. 



A produção geral de grãos da China em 2020 foi de 669 milhões de toneladas, disse o relatório. “A produção de grãos continuará aumentando e a segurança alimentar da China estará absolutamente garantida durante o período do 14º Plano Quinquenal”, disse Mei Xurong, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas. 


O plano de cinco anos vai de 2021-2025 e a China, o maior produtor mundial de trigo e arroz, continuará a dominar a produção global desses dois grãos alimentícios. O Serviço de Agricultura Estrangeira (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos projeta que a produção de trigo da China atinja o máximo histórico de 136 milhões de toneladas em 2021-22. Ele também prevê importações de trigo em 10 milhões de toneladas, a segunda maior já registrada. 


A FAS também vê a China estabelecendo uma produção recorde de arroz em 2021-22 em 149 milhões de toneladas, com as importações chegando a 2,7 milhões de toneladas, o segundo menor total nos últimos 10 anos. A história é diferente, porém, no que diz respeito à soja e ao milho. Embora a China esteja projetada para colher uma safra recorde de soja de 19 milhões de toneladas em 2021-22, ainda permanecerá de longe o maior importador com um recorde de 103 milhões de toneladas, de acordo com a FAS. 


Ela prevê uma safra recorde de milho para a China de 268 milhões de toneladas em 2021-22, mas também 26 milhões de toneladas de importações, igualando o recorde deste ano e quase quatro vezes a quantidade importada três anos atrás. 

Nenhum comentário: