segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Universidade da Melhor Idade se prepara para semestre com aulas on-line




Dentro de alguns dias, a Unami (Universidade Aberta a Melhor Idade) abrirá inscrições para novos alunos. O Projeto de Extensão da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) atende pessoas da comunidade com idade igual e superior a 55 anos. Com a pandemia as atividades educativas sobre diversos temas foram suspensas presencialmente, mas a Unami se adaptou e fechou o primeiro semestre se reunindo semanalmente com a ajuda de aplicativos com muita interação on-line.

Foram dezenas de encontros virtuais sobre vários temas, como: higienização de alimentos durante a pandemia, questões do direito dos idosos durante este período, sobre atividades físicas que podem ser feitas em casa, além das questões relacionadas ao isolamento, como depressão e solidão. Acesse aqui e veja os temas trabalhados na UNAMI.

Todas as atividades estão ocorrendo, sempre as quartas-feiras, de forma remota pelo grupo de Whatsapp e também com encontros virtuais pelo Google Meet.

A mudança no formato das aulas dificultou a participação de muitos alunos regulares da UNAMI, que não tem tanta afinidade com a tecnologia. De acordo com a coordenação do Projeto, a Professora e Pró-reitora da extensão da UEMS, Márcia Alvarenga, a cada encontro semanal (Google Meet) uma média de 6 alunos da UNAMI participam. Já no grupo do WhatsApp, onde também há entrega de conteúdo a participação e a interatividade é maior, chegando a 14 participantes conversando semanalmente.

O segundo semestres começa no dia 19 de agosto e o foco das aulas e encontros virtuais será na saúde e no bem-estar.

"É importante que as participantes da Unami continuem frequentando as atividades, mesmo que de forma virtual. Adaptamos o horário e estaremos dando ênfase a novos assuntos. Há solicitação das alunas para trabalharmos os temas relacionados a música, dança, meditação, leitura, contos, poesias entre outros temas de saúde. Estas atividades permitem trocas de experiências e uma nova forma de convivência", destaca a professora Márcia.

As inscrições para novos alunos serão abertas entre os dias 17 e 31 de agosto. Reforçando que podem participar pessoas acima dos 55 anos e com aulas ocorrendo virtualmente podem ser moradores de qualquer localidade do Estado e até de fora dele.

Para se inscrever, é só acessar a página www.uems.br/unami e clicar na parte de inscrições. As fichas de inscrições devem ser preenchidas e enviadas por e-mail para marciaregina@uems.br .

Nenhum comentário: