segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Média móvel de mortes por Covid-19 está acima de 10 em MS há 35 dias

                                          Foto; Valdenir Rezende/Correio do Estado
Dayne Alburquerque


Mato Grosso do Sul está há 35 dias seguidos com média móvel de mortes acima de 10, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A média móvel é feita contabilizando não apenas os casos registrados nas últimas 24 horas, mas os mais recentes com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete.

Essa ferramenta é utilizada para conseguir entender a tendência da pandemia, não levando em consideração apenas as oscilações entre dias de semana e fins de semana. O resultado seria uma leitura mais verídica da situação da cidade, Estado ou País.

Por exemplo, a última vez que Mato Grosso do Sul contabilizou menos de 10 mortes em 24 horas ocorreu no dia 15 de agosto, mas na média móvel foi no dia 25 de julho, com 9,7.

Atualmente, o Estado está na considerada estabilidade de casos confirmados e mortes, entretanto, isso se deu em um patamar ainda alto, segundo as autoridades de saúde.

Para o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a manutenção dessa taxa faz com que o Estado permaneça em alerta para a doença, que ainda não mostrou queda na região.

“Se nós não diminuirmos o número de casos, que cada dia aponta para uma estabilização em um patamar alto, a média de quase 900 casos por dia, nós vamos continuar com esse número de óbitos, porque uma parcela significativa desses casos novos vai necessitar de leitos clínicos e de leitos de [unidades de terapia intensiva] UTIs. Uma parcela daqueles que necessitam de leitos de UTI, seus estados de saúde vão ser bastante críticos, principalmente naqueles que têm comorbidades, e uma parcela vai a óbito”, declarou o secretário durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo.

Com o Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: