quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Modelo matemático aponta queda de casos diários de Covid-19 a partir de hoje, em Campo Grande

Por TV Morena                     Foto: Divulgação

Modelo matemático analisado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aponta queda de casos diários de Covid-19 a partir do dia 26, em Campo Grande. O pico da quantidade de pacientes infectados seria nesta terça-feira (25). No entanto, o professor explica que essa análise é um dado teórico, baseado nos últimos números e que a realidade pode mudar. O que significa que é preciso manter as medidas de prevenção à contaminação do novo coronavírus.

""Teoricamente o pico é o numero mais alto de casos diários. Seguramente dia 26 menor que 25, dia 27 menor que 26. A cada dia que passa é esperado número menor. Agora vamos esperar para ver a realidade", disse Leandro Sauer.

"Esse estudo indica que nas últimas duas semanas o modelo ficou mais estável. Indica que o dia 25 de agosto, ontem, o pico da pandemia, aqui em Campo Grande. Significa que, segundo o modelo, a partir de agora, o número de casos novos diários deve começar a cair. Deve cair o número de notificações diárias", explica Sauer.

Ele fala ainda da taxa de transmissão da doença. "Os riscos foram diminuindo semana a semana. Nós estamos próximos da estabilização. Mantida as condições das últimas semanas, nós estamos caminhando para a estabilização do fenômeno".

Conforme Sauer, pelo modelo de análise de dados usado pelos pesquisadores, esses últimos dias de agosto devem ser bem diferentes do que ocorreu em julho. "Nós apontamos o colapso há um mês atrás. O mês de julho teve um comportamento explosivo no crescimento do fenômeno. Isso veio caindo semana a semana desde a primeira semana de agosto. Nós tínhamos apontado uma quantidade de casos enorme para o final de agosto e a cada semana caiu substancialmente a ponto de chegar nessa situação".

"A gente tem que comemorar, mas comemorar de maneira extremante comedida, para que a gente não volte ao cenário de julho, que foi completamente caótico", finaliza.

Conforme dados divulgados nesta terça-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde, Campo Grande tem 19.336 casos da infecção pelo novo coronavírus. Mato Grosso do Sul tem 44.324 casos, sendo 36.355 recuperados, 508 internados, 6.694 em isolamento domiciliar e 767 óbitos.

Nenhum comentário: