quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Covid-19 já provocou a morte de 800 pessoas em Mato Grosso do Sul

G1 MS                              Foto: reproduçãoG1

A Covid-19 já provocou a morte de 800 pessoas em Mato Grosso do Sul. O estado atingiu esse número de vidas perdidas para a doença com os 17 óbitos confirmados nesta quinta-feira (27) pela secretaria estadual de Saúde (SES).

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lamentou o fato de o estado ter chegado a esse número. Disse que agosto tem sido terrível. Lembrou que o número de mortes neste mês, que ainda não terminou, já é maior no estado e na capital, do que o contabilizado em julho.

A doença provocou a morte em agosto de 390 pessoas em Mato Grosso do Sul. Em julho foram 320. Já em Campo Grande foram 180 óbitos neste mês e 132 no anterior.

Resende comentou que das mortes confirmadas nesta quinta, 11 são de Campo Grande. A média móvel dos últimos 7 dias na capital subiu para 8 por dia. No estado a média do mesmo período permanece em 14 mortes por dia.

Além da capital, o secretário manifestou preocupação também com a alta taxa de letalidade da doença em Corumbá e em Aquidauana. Disse que técnicos da secretaria estadual de Saúde devem fazer um estudo desse quadro nestas cidades, para que junto com as prefeituras possam ser feitas ações pontuais para reduzir esses índices.

A secretaria estadual de Saúde apontou que nesta quinta foram confirmados 902 casos novos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O estado atingiu 46.261 registros da doença.

São considerados ativos, 7.358 casos. Desse total, 6.839 infectados estão cumprindo isolamento domiciliar e 519 estão internados, sendo 247 em unidades de terapia intensiva (UTI’s).

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado subiu para 62%. Em Campo Grande chegou a 80% e em Corumbá a 77%.

A secretaria estadual de Saúde aponta que o estado tem 1.832 amostras de testes na fila do Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande, e em instituições parceiras. Outros 2.520 casos suspeitos estão aguardando encerramento pelos municípios. Desde o começo da pandemia o estado já realizou 190.472 testes.

Nenhum comentário: