sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

The Beatles - A Hard Day’s Night


                                           Foto;Divulgação

A Hard Day's Night é o terceiro álbum da banda britânica The Beatles. Lançado em 1964 na Inglaterra, acompanhando o lançamento do filme homônimo.

A versão britânica do álbum não representa exatamente a trilha sonora do filme, como a versão americana que contém as músicas instrumentais do filme, além das músicas interpretadas pelos Beatles. A versão americana do álbum, no entanto, não contém todas as canções da versão britânica. Esta última também foi lançada com a capa mostrando o nome da banda e do álbum, enquanto a capa da versão americana realça o título com a manchete: "ORIGINAL MOTION PICTURE SOUND TRACK" ("trilha sonora original do filme").

O álbum foi o primeiro a trazer só composições de Lennon/McCartney e também músicas de sucesso como "A Hard Day's Night", "I Should Have Known Better", "If I Fell", "Can't Buy Me Love" e a primeira balada popular escrita por Paul McCartney, "And I Love Her".

O filme, em preto e branco, é dirigido por Richard Lester e mostra a história de uma banda de rock que era perseguida por fãs histéricos. Após perseguições de fãs, entrevistas e muito humor, a banda realiza um show na televisão. O filme mostra um pouco da realidade dos Beatles na época. No Brasil, o álbum e o filme foram lançados pelo nome de "Os reis do iê, iê, iê" (a expressão "iê, iê, iê" deriva de "yeah, yeah, yeah", presente no refrão da canção She Loves You).


Lançamento

O álbum original foi lançado no exterior em 1964, mas no Brasil o disco de vinil foi lançado pela gravadora EMI-Odeon, em janeiro de 1965, em mono, e nunca em estéreo nem mesmo nas edições posteriores.

A versão brasileira foi lançada com a mesma capa que a versão britânica, mas a cor azul do original foi
trocada por vermelha. As canções incluídas na edição da Odeon são as mesmas da versão do álbum
 britânico.

Nenhum comentário: