segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ano sem título no Flamengo coloca pressão para a próxima temporada

Gazeta Press                       Foto:Gilvan de Souza/CRF

O Flamengo começou a temporada com a intenção de conquistar todos os títulos possíveis. No entanto, o que se viu foi uma série de insucessos que só trouxeram mais pressão para a Gávea. O vice-campeonato brasileiro amenizou o sentimento de que o trabalho não foi bem feito.

O ano começou conturbado no clube após a saída do técnico Reinaldo Rueda, que aceitou convite para comandar a seleção colombiana. Paulo césar Carpegiani, que seria um diretor de futebol, acabou sendo efetivado com técnico. O comandante não aguentou a eliminação no Estadual aliada ao início complicado na Libertadores e acabou demitido junto ao diretor-executivo Rodrigo Caetano.

Com Maurício Barbieri, o Flamengo viveu seu melhor momento no ano. Os rubro-negros chegaram a liderar o Campeonato Brasileiro, ainda disputando as competições de mata mata na temporada. Só que a sequência de jogos, junto da saída de Vinícius Júnior, fez a equipe perder rendimento.


As eliminação na Libertadores e a perda da liderança da Série A culminaram na saída de Barbieri. Para a reta final de 2018, Dorival Júnior chegou, mas conviveu com altos e baixos. O técnico conseguiu levar a equipe carioca ao vice-campeonato do Brasileiro, mas foi eliminado pelo Corinthians na semifinal da Copado Brasil.

Para a próxima temporada, o Flamengo terá o comando de Rodolfo Landim, que substitui Eduardo bandeira de Melo. No banco, a nova diretoria já confirmou a chegada de Abel Braga. A expectativa é a de que 2019 seja um ano com títulos. A pressão sobre elenco deverá ser sentida já no Estadual, mas o foco volta a ser na Libertadores.

O clube está atrás de reforços, principalmente nas laterais. Além disso, o meio é outro setor que vem tendo nomes especulados. Rodriguinho, Felipe Melo e Thiago Neves chegaram ser ventilados. No entanto, até o momento, ninguém foi contratado.

CAMPEONATO CARIOCA

Sem Rueda e com Paulo Cesar Carpegiani iniciando um trabalho focado na Libertadores, o Flamengo começou o Estadual com uma escalação repleta de garotos da base. Na Taça Guanabara, a tática deu certo e os meninos levaram os rubro-negros até as finais do primeiro turno.

Na semifinal, o adversário foi o Botafogo e uma vitória convincente levou a equipe para a decisão contra o surpreende Boavista. Na final, o Flamengo mostrou superioridade e venceu com tranqüilidade para levar a taça.

Na Taça Rio, Carpegiani utilizou a mesma tática antes dos jogos da Libertadores. Mesmo com alguns tropeços, os rubro-negros novamente chegaram a semifinal. No entanto, um empate como Fluminense acabou com as chances de conquista do segundo turno.

Na semifinal do Estadual, o adversário foi mais uma vez o Botafogo. Só que os rubro-negros acabaram sendo surpreendidos e foram eliminados após derrota por 1 a 0 para o rival. O resultado culminou na demissão do técnico Paulo Cesar Carpegiani.

LIBERTADORES

O objetivo maior do Flamengo na temporada era a conquista da Libertadores. No entanto, o rubro-negro vinha de seguidas participações ruins, com eliminações na Fase de Grupos. No início da campanha, um empate com o River Plate-ARG causou apreensão aos torcedores.

A redenção veio no segundo jogo, contra o Emelec-EQU, em Guayaquil. Nesta partida, a torcida viu Vinícius Júnior assumir o protagonismo ao marcar os dos gols do time na virada. Sö que nas duas partidas seguintes, dois empates com o Independente Santa Fé-COL trouxeram as dúvidas no ar.

Os resultados do grupo ajudaram e a classificação antecipada veio na vitória contra o Emelec, no Maracanã. Na última rodada, o empate com o River Plate apenas definiu a segunda colocação no grupo, atrás dos argentinos.

Nas oitavas de final, o Flamengo teve pela frente o Cruzeiro. No confronto de ida, os rubro-negros foram dominados pelos visitantes e viram a classificação ficar distante com a derrota por 2 a 0. Na volta, os cariocas ainda mostraram força e venceram por 1 a 0, insuficiente para o avanço.

COPA DO BRASIL

Sem a Libertadores, a Copa do Brasil passou a ser o novo objetivo do time. Nas oitavas de final, a vitória sobre a Ponte Preta em Campinas deixou o Flamengo próximo da classificação. O empate na volta confirmou o avanço.

Nas quartas de final, o confronto foi contra o Grêmio. No jogo de ida, em Porto Alegre, os flamenguistas conquistaram importante resultado ao empatar por 1 a 1. O jovem Lincoln foi o autor do gol já nos acréscimos. No duelo de volta, uma vitória por 1 a 0 garantiu a passagem para a semifinal.

Por uma vaga na decisão, o adversário foi o Corinthians. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo não conseguiu passar pela retranca paulista e o empate sem gols acabou frustrando os torcedores. No jogo de volta, os donos da casa levaram a melhor, por 2 a 1, e conquistaram a vaga para a final.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Mesmo na disputa da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo encarou com seriedade o Campeonato Brasileiro desde o início. Os rubro-negros pareciam estar no caminho e se mantiveram na liderança até a parada para a Copa do Mundo. Sob o comando de Maurício Barbieri, os cariocas encantavam o Brasil, principalmente sob o comando dos jovens Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.

Os torcedores puderam se despedir do goleiro Julio Cesar na vitória sobre o América, que marcou a aposentadoria do jogador.

Na partida contra a Chapecoense, o atacante Paolo Guerrero marco seu único gol na temporada. Os problemas extracampo com a suspensão pela Fifa fizeram com que o jogador deixasse o clube após a Copa do Mundo.

No entanto, após a saída de Vinícius Júnior, o Flamengo sofreu uma queda de rendimento e passou a acumular tropeços. A derrota para o São Paulo no retorno da Série A ligou o sinal de alerta na Gávea. Maurício Barbieri não conseguiu manter o bom rendimento da equipe e acabou demitido quando os rubro-negros perderam a liderança para o Palmeiras.

A chegada de Dorival Júnior na reta final da temporada trouxe nova motivação aos rubro-negros. O Flamengo voltou a briga pelo título, mas um empate no Maracanã com o Palmeiras deixou a taça distante do Rio de Janeiro.

Dorival Júnior teve o mérito de dar uma base ao time, mas sofreu com a crise criada pelo goleiro Diego Alves, que se recusou a viajar após perder a posição para César. Mesmo assim, o vice-campeonato mostrou que o Flamengo está no caminho para brigar pelo título nos próximos anos.

NÚMEROS:

Jogos: 67
Vitórias: 36
Empates: 18
Derrotas: 13
Gols Pro: 90
Gols Contra: 43
Saldo de gols: +47

Artilharia:
Henrique Dourado – 12
Lucas Paquetá – 11
Everton Ribeiro – 10
Vinícius Júnior – 10
Diego – 8
Uribe – 6
Felipe Vizeu – 3
Everton – 3
Rhodolfo – 3
Vitinho – 3
Geuvânio – 2
Léo Duarte – 2
Lincoln – 2
Renê – 2
Réver – 2
Rodinei- 2
Willian Arão – 2
Guerrero – 1
Lucas Silva – 1
Marlos Moreno – 1
Matheus Thuler – 1
Pepê – 1
Gol contra – 4

CAMPEONATO CARIOCA
17/01 – Raulino de Oliveira – Volta Redonda 0 x 2 Flamengo (Gols: Lucas Silva e Pepê)
21/01 – Ninho do Urubu – Flamengo 1 x 0 Cabofriense (Gol: Vinícius Júnior)
24/01 – Ninho do Urubu – Flamengo 1 x 0 Bangu (Gol: Lincoln)
27/01 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Vasco
04/02 – Mané Garricha – Nova Iguaçu 0 x 1 Flamengo (Gols: Rhodolfo)
10/02 – Raulino de Oliveira – Flamengo 3 x 1 Botafogo (Gols: Everton, Henrique Dourado e Vinícius Júnior)
18/02 – Kleber Andrade – Flamengo 2 x 0 Boavista (Gols: Kadu (contra) e Vinicius Júnior)
21/02 – Nilton Santos – Flamengo 4 x 0 Madureira (Gols: Diego, Henrique Dourado, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior)
24/02 – Arena Pantanal – Fluminense 4 x 0 Flamengo
03/03 – Nilton Santos – Flamengo 1 x 0 Botafogo (Gol: Rhodolfo)
07/03 – Raulino de Olivera – Boavista 0 x 3 Flamengo (Gols: Diego, Lucas Paquetá e Rodinei)
10/03 – Claudio Moacyr- Macaé 1 x 0 Flamengo
18/03 – Ninho do Urubu – Flamengo 4 x 0 Portuguesa (Gols: Everton Ribeiro, Geuvânio – 2 e Henrique Dourado)
22/03 – Nilton Santos – Fluminense 1 x 1 Flamengo (Gol: Everton)
28/03 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 Botafogo

LIBERTADORES
28/02 – Engenhão – Flamengo 2 x 2 River Plate-ARG (Gols: Everton e Henrique Dourado)
14/03 – George Capwell – Emelec-EQU 1 x 2 Flamengo (Gols: Vinícius Júnior – 2)
18/04 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Independiente Santa Fé-COL (Gol: Henrique Dourado)
25/04 – El Campín – Independente Santa Fé-COL 0 x 0 Flamengo
16/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Emelec-EQU (Gols: Everton Ribeiro – 2)
23/05 – Monumental de Nuñez – River Plate-ARG 0 x 0 Flamengo
08/08 – Maracanã – Flamengo 0 x 2 Cruzeiro
29/08 – Mineirão – Cruzeiro 0 x 1 Flamengo (Gol: Léo Duarte)

CAMPEONATO BRASILEIRO
14/04 – Barradão – Vitória 2 x 2 Flamengo (Gols: Lucas Paquetá e Réver)
21/04 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 América-MG (Gols: Henrique Dourado – 2)
29/04 – Castelão – Ceará 0 x 3 Flamengo (Gols: Diego e Vinícius Júnior – 2)
06/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Internacional (Gols: Everton Ribeiro e Lucas Paquetá)
13/05 – Arena Condá – Chapecoense 3 x 2 Flamengo (Gols: Guerrero e Vinícius Júnior)
19/05 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Vasco (Gol: Vinícius Júnior)
26/05 – Independência – Atlético-MG 0 x 1 Flamengo (Gol: Everton Ribeiro)
31/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Bahia (Gols: Diego e Lucas Paquetá)
03/06 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Corinthians (Gol: Felipe Vizeu)
07/06 – Mané Garrincha – Fluminense 0 x 2 Flamengo (Gols: Felipe Vizeu e Henrique Dourado)
10/06 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Paraná (Gols: Diego e Felipe Vizeu)
13/06 – Allianz Parque – Palmeiras 1 x 1 Flamengo (Gol: Matheus Thuler)
21/07 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 São Paulo
25/07 – Vila Belmiro – Santos 1 x 1 Flamengo (Gol: Bruno Henrique – contra)
29/07 – Maracanã – Flamengo 4 x 1 Sport (Gols: Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá, Réver e Uribe)
04/08 – Arena Grêmio – Grêmio 2 x 0 Flamengo
12/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Cruzeiro (Gol: Henrique Dourado)
19/08 – Arena da Baixada – Atlético-PR 3 x 0 Flamengo
23/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Vitória (Gol: Diego)
26/08 – Independência – América-MG 2 x 2 Flamengo (Gols: Everton Ribeiro e Lucas Paquetá)
02/09 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 Ceará
05/09 – Beira-Rio – Internacional 2 x 1 Flamengo (Gol: Vitinho)
08/09 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Chapecoense (Gols: Diego e Renê)
15/09 – Mané Garrincha – Vasco 1 x 1 Flamengo (Gol: Luiz Gustavo – contra)
23/09 – Maracanã – Flamengo 2 x 1 Atlético-MG (Gols: Lucas Paquetá e Willian Arão)
29/09 – Fonte Nova – Bahia 0 x 0 Flamengo
05/10 – Arena Corinthians – Corinthians 0 x 3 Flamengo (Gols: Lucas Paquetá – 2 e Renê)
13/10 – Maracanã – Flamengo 3 x 0 Fluminense (Gols: Léo Duarte e Uribe – 2)
21/10 – Durival de Britto – Paraná 0 x 4 Flamengo (Gols: Henrique Dourado, Lucas Paquetá, Uribe e Vitinho)
27/10 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Palmeiras (Gol: Marlos Moreno)
04/11 – Morumbi – São Paulo 2 x 2 Flamengo (Gols: Rodinei e Uribe)
10/11 – Nilton Santos – Botafogo 2 x 1 Flamengo (Gol: Vitinho)
15/11 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Santos (Gol: Henrique Dourado)
18/11 – Ilha do Retiro – Sport 0 x 1 Flamengo (Gol: Willian Arão)
21/11 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Grêmio (Gols: Diego e Uribe)
25/11 – Mineirão – Cruzeiro 0 x 2 Flamengo (Gols: Everton Ribeiro – 2)
01/12 – Maracanã – Flamengo 1 x 2 Atlético-PR (Gol: Rhodolfo)

COPA DO BRASIL
02/05 – Moisés Lucarelli – Ponte Preta 0 x 1 Flamengo (Gol: Henrique Dourado)
10/05 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Ponte Preta
01/08 – Arena Grêmio – Grêmio 1 x 1 Flamengo (Gol: Lincoln)
15/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Grêmio (Gol: Everton Ribeiro)
12/09 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Corinthians
26/09 – Arena Corinthians – Corinthians 2 x 1 Flamengo (Gol: Henrique – contra)

Nenhum comentário: