quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Abacaxi é bom para digestão e ajuda a emagrecer




Escrito por Patricia Bertolucci
Nutrição - CRN 5984/SP


O abacaxi é rico em diversos nutrientes. Ele conta com vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais e sequestrar radicais livres pró-inflamatórios. A fruta também conta com vitamina A, que é importante no ciclo visual e diferenciação celular. A tiamina (vitamina B1) presente no abacaxi ajuda o corpo a quebrar carboidratos para obtenção de energia. As fibras, retardam o esvaziamento gástrico, não levando o indivíduo a ter um pico glicêmico e ajudam no melhor funcionamento do intestino.

Além dos nutrientes citados acima, o abacaxi contem quantidades menores, mas importantes de magnésio, cobre, manganês e ferro. O magnésio ajuda a relaxar, é necessário para a atividade normal das enzimas e para o uso de energia e é fundamental para a função normal do cálcio.

O ferro é importante na formação da hemoglobina, oxidação celular e participa de reações enzimáticas. O cobre é importante na formação do sangue e dos ossos, liberação de energia dos alimentos, produção de melanina e faz parte da enzima antioxidante superóxido dismutase.


A bromelaína é uma enzima proteolítica (uma enzima que digere proteínas) encontrada no abacaxi fresco. A bromelaína também tem sido associada com a melhoria das condições de respiração que ocorrem devido ao muco mais espessas, tais como a asma. Ela tem o mesmo efeito sobre o muco como o faz no sangue em que se dilui a consistência. Isto faz com que seja mais fácil para os pacientes com asma para respirar, uma vez que o muco é mais fino e, portanto, não obstruindo os seus tubos bronquiais.

Além disso, a bromelina apresenta propriedades anti-inflamatórias, anti-coagulantes e é promissora como um reforço da imunidade. A fibrina é uma proteína que é utilizada na coagulação e espessamento de sangue e a bromelina auxilia na quebra dessa substância, funcionando como um diluidor do sangue. Isso significa que pode permitir que o sangue flua mais livremente através do sistema circulatório e também apresenta propriedades diuréticas. Sangue mais fino está associada a menores chances de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, diminuição da pressão arterial e de problemas circulatórios.

Saiba mais: Dieta cetogênica leva ao rápido emagrecimento, mas possui muitos riscos
A bromelaína presente no abacaxi é uma enzima proteolítica e auxilia no processo de digestão, aumentando os efeitos das enzimas digestivas tripsina e pepisina. Além disso, o abacaxi possui 80% de água, o que facilita a hidratação do corpo.

O abacaxi é diurético. Ou seja, seu consumo está associado a uma maior eliminação de líquidos e consequentemente redução de peso. Não existe uma quantidade recomendada de abacaxi. No entanto, uma fatia de abacaxi após as refeições contribui para uma melhor digestão.

O abacaxi é uma fruta ácida e não deve ser consumido em excesso ou por pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras e gastrite. O consumo em grandes quantidades pode ocasionar uma queimação no estômago.

Nenhum comentário: